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Que o WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais usado no Brasil, é provável que você saiba. Agora, você sabe como o WhatsApp Business pode facilitar seu processo de vendas e ainda ajudar a aumentar os lucros do seu negócio?

Pois bem, a aproximação entre empresas e clientes tem se intensificado a cada dia mais com o uso das redes sociais e tem sido cada vez mais importante estar disponível em todos os canais de preferência de seu cliente. E com dois bilhões de usuários, o WhatsApp se tornou um desses canais onde sua presença é imprescindível.

E ainda, o WhatsApp Business traz inúmeros recursos que irão facilitar essa comunicação e auxiliar sua empresa a conquistar novos clientes.

Em primeiro lugar, o que é WhatsApp Business?

WhatsApp Business é uma versão comercial do aplicativo de mensagens mais popular do país, criada em 2017 com objetivo de auxiliar pequenas e médias empresas que buscam uma forma mais próxima e direta de se comunicar com seus clientes.

Além disso, ela oferece alguns recursos muito úteis a esses negócios, como análise de estatísticas e catálogo de produtos.

Como usar o WhatsApp Business?

O aplicativo é gratuito e o download pode ser feito através da loja de aplicativos de seu celular ou pelo site do WhatsApp.

O funcionamento do WhatsApp Business tem o mesmo princípio do aplicativo original. Porém, a versão comercial tem recursos capazes de auxiliar no processo de vendas. Conheça alguns desses recursos:

  • Estatísticas

O marketing atual é baseado em informações que nos auxiliem a entender os clientes e sua forma de consumir. São inúmeras as ferramentas que ajudam nesse processo e o WhatsApp Business pode ser uma delas.

As estatísticas do aplicativo ainda são básicas, mas permitem que você saiba, por exemplo, se os seus clientes estão lendo suas mensagens, quantas mensagens foram enviadas, recebidas, entre outros números para controle.

  • Catálogo de produtos

Uma das ferramentas que mais auxilia pequenas e médias empresas é o catálogo de produtos disponibilizado pelo WhatsApp Business. Através desse recurso, você pode compartilhar esclarecimentos sobre os produtos ou serviços de sua empresa, incluindo detalhes de informações, foto e preço.

Os clientes podem acessar esses dados a qualquer momento em “informações do perfil” de seu contato. Contudo, você também tem a opção de compartilhar esse catálogo durante a conversa. Isso facilita o compartilhamento de informações para que seu cliente consiga tomar a decisão de compra.

  • Ferramenta de mensagens rápidas

Durante o processo de atendimento ao cliente, existem informações e dúvidas que se repetem com frequência. E uma forma de facilitar esse processo é configurar mensagens padrão para se utilizar nestes momentos.

Essa é uma das principais funcionalidades fornecidas pelo WhatsApp Business, a possibilidade de criar mensagens de saudação, respostas rápidas ou informações de ausência.

mensagem de saudação pode ser configurada para quando o cliente entrar em contato com a sua empresa pela primeira vez ou após um período de mais de 14 dias sem contato.

Quanto às informações de ausência, são muito úteis se você não puder responder, por exemplo, nos horários em que sua empresa não tenha funcionamento. Assim, você pode informar ao cliente o melhor horário para entrar em contato.

Já para as respostas rápidas servem como forma de automatizar respostas para dúvidas mais frequentes. Com elas, você pode definir atalhos para que a mensagem completa apareça sem a necessidade de digitá-la por completo, economizando assim tempo de resposta e ajudando sua equipe de atendimento a focar em tarefas mais complexas.

Essas mensagens também podem ser elaboradas de acordo com o nível do funil que seu lead está e além disso podem ser personalizadas através de ferramentas de gestão de relacionamento com o cliente específicas, as CRM, através de inteligências artificiais.

Quais as vantagens de usar o WhatsApp Business?

O aplicativo traz inúmeras vantagens aos usuários devido às suas funcionalidades não disponíveis na versão original. A facilidade em dispor informações sobre sua empresa, através do perfil, ou sobre seus produtos e serviços torna a utilização do aplicativo imprescindível para pequenas e médias empresas.

Além disso, existem possibilidades adicionais que facilitam e muito na utilização do aplicativo como uma forma de atrair novos clientes. Uma delas, é a função de incluir links no perfil ou catálogo, onde você pode direcionar os usuários ao seu site ou redes sociais.

Outra vantagem é a viabilidade de integrar o aplicativo a ferramentas de gestão de relacionamento com o cliente. Para isso, basta utilizar softwares de automação que irão facilitar ainda mais o uso do WhatsApp Business e funcionar de forma a gerar mais dados para personalizar seu serviço a uma melhor experiência do cliente.

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