Blog do Marketing

Você sabe a diferença entre as modalidades do marketing? Sabe a importância de cada uma e como elas podem alavancar sua empresa, principalmente em tempos de crise? Se a resposta foi não, podemos resolver esse problema para você. Te apresentar um pouco sobre as principais características e diferenças entre o inbound marketing e o marketing tradicional. Além de dicas para te ajudar a trabalhá-los da melhor forma.

O marketing presente no seu dia a dia

Você já viu alguma propaganda surgir na sua tela enquanto visitava algum site, assistia a um vídeo ou estava em alguma rede social? Isso faz parte da realidade de todo mundo, certo? Pois é, isso significa que todos os dias recebemos inúmeros anúncios feitos pela estratégia de marketing tradicional, ou marketing outbound.

Uma forma diferente de se fazer negócios

Já pensou se, ao invés disso, uma marca ou empresa produzisse conteúdo para resolver suas dúvidas sobre assuntos diversos? Alguém que te explicasse como usar os produtos da forma correta, ou te informasse sobre procedimentos que facilitassem o seu trabalho.

E aí, sempre que uma dúvida surgir você saberia exatamente onde procurar a resposta para essa dúvida. Assim, você vai criando vínculo com uma marca e resolve experimentar seu produto. Bingo! A empresa em questão conseguiu atingir seu primeiro objetivo através do marketing inbound e atraiu a sua atenção.

Continuemos na hipótese: você resolve comprar um produto ou consumir um serviço daquela marca, só que surgem dúvidas e você resolve entrar em contato pelas redes sociais ou pelo chat e é respondido rapidamente e da melhor forma possível.

Aposto que além de efetuar a compra, você ainda vai indicar essa marca para outras pessoas. Adivinhei? Pois é, as empresas que decidem se valer do marketing inbound apostam justamente nessas e em outras estratégias para converter leads.

Características do marketing inbound x outbound

O princípio universal do marketing é apresentar sua marca e concluir e concluir a venda da melhor forma possível. Mas qual a forma ideal para sua empresa? De acordo com as características descobriremos as estratégias que melhor se adaptam ao seu negócio.

Outbound Marketing

Por ser utilizado há mais tempo, podemos caracterizar as estratégias desse modelo como “tradicionais”. Entre elas, destacamos os anúncios em publicações impressas (como jornais e revistas) e digitais (como blogs e redes sociais), mas também comerciais de TV e rádio, panfletos, entre outros. Devido a isso, podemos algumas características desses meios:

  • Comunicação unilateral: os anúncios são feitos pelas marcas e os consumidores recebem através das publicações. Não existe um canal aberto.
  • Anúncio em massa: a distribuição não é direcionada, qualquer um que consuma o canal no qual implementado será um receptor.
  • Oferta direta: a oferta foi feita e cabe ao consumidor
  • Menor engajamento

Inbound Marketing

Baseia-se na intenção de atrair, converter e encantar clientes. Conectando-se de forma profunda com seus consumidores através de pilares como o marketing de conteúdo, estratégias SEO (Otimização para motores de busca) e comunicação de qualidade pelas redes sociais. Assim, algumas características a se destacar são:

  • Comunicação aberta: através da presença online, a comunicação é constante e a interação entre a marca e seu consumidor direta.
  • Anúncios direcionado: os conteúdos são pensados e direcionados ao seu público-alvo ideal. Sendo assim, muito mais eficientes.
  • Relacionamento duradouro: ao se sentir próximo daquela marca, você tende a voltar sempre que tiver uma dúvida ou quando precisar de um produto. Criando assim uma fidelidade duradoura.
  • Maior engajamento: a partir de um relacionamento de confiança, o engajamento acaba sendo maior.

A melhor estratégia de marketing

No fim das contas, não é tão simples quanto parece determinar qual a melhor estratégia de marketing. Ambas têm suas vantagens e apesar de o marketing tradicional ser utilizado há mais tempo é muito importante investir também no marketing inbound. Principalmente em tempos de crise, um bom relacionamento com o cliente e posicionamento são essenciais. Por isso, aposte também em estratégias do novo marketing para destacar seu negócio.

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