Blog do Marketing

Com a popularização das redes sociais, muitos acreditaram que o email deixaria de ser tão utilizado, ou até mesmo abandonado. Porém, a história foi bem diferente. As pessoas têm o uso do email incorporado às suas vidas. Afinal, é a ferramenta mais simples e fundamental da internet.

Isso não quer dizer que as redes sociais não podem ser ótimas formas de alcançar seus clientes, elas são sim. No entanto, são mais informais e levadas com menor seriedade ao contrário do email. Por isso, o email marketing é uma ferramenta essencial para seu negócio.

A importância do email marketing

Ao assinar para o recebimento dos conteúdos de sua empresa, o usuário afirma que ele é relevante para ela. Logo, a probabilidade de que esses emails sejam abertos e lidos é muito alta. Assim, o uso do email marketing se mostra como uma eficiente ferramenta para manter o relacionamento com atuais clientes ou potenciais leads.

Além da alta taxa de abertura, existem muitos outros benefícios que tornam o email marketing a ferramenta essencial para sua estratégia. Algumas delas são:

Baixo Investimento

Ao escolher por uma ferramenta de automoção como o email marketing, seu investimento não será muito alto. Assim, o email é o canal de marketing digital que apresenta um melhor retorno financeiro. Investindo pouco nesta inciativa você já tem a capacidade de gerar um grande volume de receita.

Grande alcance

Segundo a Radicati, é esperado que em 2020 existam 3 bilhões de usuários de email em todo o mundo. Isso é mais que um terço da população do mundo!

Isso acontece, como dito anteriormente, pela necessidade que temos desta ferramenta para utilizarmos a internet. Nosso endereço de email é de uso essencial! Qualquer cadastro que você faça em um site, ou ao criar uma conta nas redes sociais, várias ações básicas estão associadas a necessidade um endereço de email.

Por isso, existe uma garantia que o email atingirá os mais diferentes tipos de clientes, independente de quem seja seu público alvo. Se ele é um usuário da internet, a probabilidade de que ele tenha um email é enorme.

Alcance previsível

Ao fazer um anúncio ou publicidade nas redes sociais, por conta do algoritmo, nem todas as pessoas que seguem sua página verão realmente sua mensagem. Isso acontece, pois, a plataforma é quem determina qual conteúdo é relevante para cada usuário.

Assim, o alcance destes posts não é previsível, ao contrário do email marketing. Ao selecionar o disparo de emails para todos os usuários cadastrados em sua lista, você saberá que todos receberão a sua mensagem.

Por essa razão, podemos dizer que o email marketing é a ferramenta com alcance previsível, gerando assim um alto retorno e grande conversão.

Qual o papel do email marketing na sua estratégia?

Mas afinal, por que motivo você usaria o email como uma ferramenta de marketing para sua empresa? Bom, existem inúmeros motivos para a escolha deste canal e nós vamos te apresentar alguns deles:

Engajar leads

Ao manter um relacionamento com seus leads através dos emails, você tem a chance de engajar eles a se tornarem finalmente seus clientes.
O bom e frequente relacionamento com seus contatos faz com que eles se lembrem de você e recorram a sua empresa sempre que tiverem uma necessidade em seu setor.

Promover seus conteúdos

Você pode criar um blog no site de sua empresa para promover conteúdos de relevância para seus clientes. Assim, além de criar autoridade sobre sua área de trabalho, você pode solucionar dúvidas que seus clientes possam ter sobre seu segmento, ajudando-os.

Informar e educar leads

Educar seus leads é uma das estratégias mais importantes do Inbound Marketing. Afinal, assim eles saberão exatamente o que esperar de seus serviços, as melhores estratégias para implementarem, entre outras tantas vantagens.

E o email acaba sendo o melhor canal para esse fim, pois apenas ele permite que você envie mensagens personalizadas para cada pessoa. Portanto, se você utiliza uma ferramenta de automação de marketing, poderá utilizar o email marketing para informar e educar seus leads.

Vender

Se você já recebeu emails com ofertas e promoções na sua caixa de entrada, sabe que esse canal é amplamente utilizado para vendas. E isso tem um motivo.

É possível incentivar seus contatos a realizar compras e tomar decisões apenas com um conteúdo a partir do email. Por isso, aproveite o email marketing para promover seus produtos!

Existem ainda muitas outras formas de se utilizar o email marketing como ferramenta para de marketing para sua empresa. Mas todas essas formas certamente garantirão um melhor posicionamento de sua empresa.

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