Blog do Marketing

A cada ano a Black Friday se torna um dos eventos mais importantes para o movimento comercial. Desde 2011 quando a importamos dos Estados Unidos, fomos implementando a tradição de compra e modificando-a de acordo com o gosto brasileiro. A princípio, o comércio local trabalhava com a data apenas no e-commerce, mas com o passar dos anos as lojas físicas também aderiram a data.

A Black Friday 2020 continuará acompanhando essas mudanças e promete ser a maior até então. Isso acontecerá devido ao período de isolamento que vivemos no Brasil consequência da pandemia do Covid-19. Esse ano, nosso mercado sofreu inúmeras transformações e uma das principais foi a mudança no padrão de compra do consumidor comum que teve que se adaptar às compras online por não poder realizar as compras em lojas físicas.

A tradição da Black Friday

Nos Estados Unidos, onde a tradição nasceu por volta dos anos 90, o evento é realizado no dia seguinte a Ação de Graças, um feriado de grande importância no país. As lojas, físicas ou virtuais do país estabeleceram o dia seguinte ao feriado como o dia de descontos. Onde as empresas então colocam vários produtos a preços irresistíveis para o consumidor.

A Black Friday 2020 acontecerá no dia 27 de novembro. E no Brasil, a tradição veio sendo adaptada ao gosto do consumidor brasileiro. As empresas por aqui muitas vezes ampliam os descontos por todo o mês, dão descontos em serviços, entre outras mudanças. São inúmeras as estratégias e cada empresa decide como trabalhará com a data. Por isso, é preciso estar atento e preparar bem sua empresa para este evento.

Por que o evento promete ser histórico?

Como dito anteriormente, o mercado interno sofreu muitas transformações esse ano e o aumento das compras online foi uma mudança decisiva que afetará diretamente a Black Friday 2020. As buscas no Google relacionadas a data estão até 60% maiores do que no mesmo período do ano passado.

Além disso, o número de downloads de aplicativos voltados para e-commerce tiveram cerca de 93% mais procura ao longo do ano. Logo, é importante investir o quanto antes em estratégias que atraiam clientes e os levem a conhecerem seus serviços e produtos até a data, por isso apostar no Marketing Digital é indispensável. Foque no SMS Marketing para enviar ofertas exclusivas para seus leads e antecipe-se para a Black Friday 2020.

Aproveite a Black Friday para fidelizar clientes

É importante estar atento as estratégias de sua empresa para atingir seus clientes, mas não se limite a isso, pense em como fidelizar estes clientes que chegarão através das ofertas. Além de divulgar suas promoções, produtos e serviços através do Marketing Digital, você também precisa analisar quais ofertas e conteúdos você pode oferecer a fim de fidelizar estes clientes. A Black Friday pode ser uma porta de entrada para alcançar leads e é essencial preparar bem sua empresa para esse evento.

Compartilhe