Blog do Marketingatendimento ao cliente

O atendimento é uma das formas das empresas garantirem contato com os seus clientes, além de contribuir com o processo de fidelização. Afinal, não basta oferecer um bom atendimento ao cliente, é necessário que toda a experiência seja considerada. 

 

Cada vez mais, ouvimos falar sobre a jornada do cliente. Isso porque, ao longo dos anos, as empresas passaram por mudanças significativas no modo como se relacionam com os seus potenciais clientes. Atualmente, o principal objetivo é fidelizar, criando um relacionamento de parceria e encantamento. 

Pensando nisso, cada vez mais, o atendimento deve ser priorizado e aprimorado de acordo com as necessidades do público-alvo. E, para isso, é fundamental que a organização conheça o público, considerando todos os pilares que um bom atendimento deve ter:   agilidade, proximidade e eficiência. 

Para isso, listamos algumas práticas para aprimorar o atendimento ao cliente. Confira! 

Conheça o seu público e crie uma persona 

A persona é um personagem fictício constituído por informações relevantes do público-alvo, de modo que possa representá-los. Através da criação desse personagem, qualquer decisão a ser tomada terá como base a figura desenvolvida.  

Independente de qual seja o segmento, a persona é um ponto de partida indispensável para o mapeamento de estratégias eficientes e coerentes priorizando o potencial cliente de uma marca. 

O processo de desenvolvimento é muito importante pois vai ajudar no mapeamento de necessidades, entender o comportamento de compra, além das expectativas do público-alvo. 

Realize treinamentos e testes de habilidades

Quando falamos em atendimento, não basta apenas o conhecimento. Portanto, aplicar um treinamento com base nas necessidades e expectativas dos clientes é a melhor forma de garantir um contato qualificado. 

Além de treinar, vale reforçar que é necessário testar habilidades. Portanto, é importante que a empresa realize testes práticos, podendo testar a forma como os colaboradores abordam um cliente, como devem agir em diferentes situações, como resolver as principais necessidades, além de testar os conhecimentos intangíveis que a equipe tem sobre o assunto. 

Além do mais, é fundamental que a empresa estabeleça uma cultura organizacional que vai funcionar como uma diretriz de princípios que vão impactar diretamente na forma como os colaboradores se relacionam com os clientes. 

Conheça o mercado e invista em tecnologias 

Sem dúvidas, a tecnologia dominou o mundo dos negócios e, com isso, a utilização dos meios digitais se tornou indispensável quando falamos no aprimoramento do atendimento ao cliente. Ainda mais porque, a maioria  dos clientes, encontram-se conectados, o que naturalmente exige a participação das empresas no meio digital. 

Hoje em dia, existem diferentes canais de atendimento ao cliente, como o contato telefônico, Email Marketing, Chatbots, envio de mensagens, entre outras soluções que visam agilizar e facilitar a interação. 

Solicite feedbacks 

Após realizar os passos anteriores, é importante que se considere a opinião do seu cliente quanto ao atendimento prestado. Portanto, crie e disponibilize formas para a coleta de feedbacks, podendo ser através de pesquisas de satisfação. 

Não há dúvidas de que a opinião do cliente é um ponto de partida determinante para o aprimoramento do atendimento, visto que através disso, a empresa terá novas percepções sobre o serviço prestado dando a oportunidade de aplicar melhorias. 

Por fim, digamos que a junção das 4 práticas levantadas anteriormente resultará em um atendimento qualificado. Sem dúvidas, conhecer, treinar e investir é uma fórmula mágica para empresas que buscam alcançar bons resultados

 

Compartilhe