Blog do Marketinggestão do Whatsapp

Sem dúvidas, o WhatsApp é uma dos meios de comunicação mais influentes decido a sua massificação provocada pela praticidade e viabilidade das interações. Atualmente, no Brasil 93% dos brasileiros utilizam o aplicativo todos os dias. Pensando nesse número, fica fácil entender o porquê cada vez mais as empresas estão em busca de aprimorar a gestão do Whatsapp do seu negócio.

Afinal, a gestão está consequentemente relacionada com a performance e alcance de resultados, pois é impossível prosperar sem um controle  de processos efetivo. Pensando nisso, a Contact Center foi desenvolvida para garantir a gestão do Whatsapp com mais inteligência e viabilidade para diferentes segmentos de atuação. 

Isso porque, o Contact Center é uma plataforma versátil possibilitando a personalização de telas e funções de acordo com a necessidade de cada cliente. Para ajudar nesse processo, separamos as melhores dicas. Confira! 

1- Invista em um atendimento unificado

Principalmente, quando se trata de uma equipe de atendimento, é importante que essas interações sejam realizadas e acompanhadas em apenas um único canal. Desse modo, o Contact Center permite que diversos atendentes sejam dispostos em apenas um número de contato, além de  garantir a gestão do WhatsApp em tempo real através da plataforma. 

2- Separe os contatos de acordo com o estágio de evolução

Para o gerenciamento de leads, é importante que cada contato seja realizado considerando a trajetória do lead. Portanto, se um cliente passou pelo processo do funil de vendas e adquiriu um produto, por exemplo, é interessante que a marca continue investindo em interações estratégicas com o objetivo de que o lead faça novas aquisições.

Para isso, é necessário enviar mensagens que sejam do interesse do público-alvo. No caso de um cliente novo, é importante que as mensagens tenham como foco informar um problema e uma solução capaz de superar a expectativa. Através dessa separação, será possível aplicar estratégias coerentes de acordo com cada estágio da jornada dos clientes.

3- Monte um CRM com a base de contatos do WhatsApp

É muito importante que todas as informações dos leads sejam devidamente armazenadas e administradas. Principalmente, quando falamos em mapeamento da jornada, já que é um aspecto muito decisivo para a criação de planos estratégicos para a conversão. Portanto, é fundamental garantir um CRM completo através das interações realizadas pelo Whatsapp, que são responsáveis pela coleta de dados relevantes. 

4- Mantenha uma conta comercial 

Hoje em dia, o WhatsApp Business é um grande aliado para que as empresas possam iniciar o seu atendimento com profissionalismo, conquistando mais credibilidade no mercado. Para isso, é importante colocar informações sobre a empresa na descrição, uma foto com teor corporativo, além de outros anexos importantes como os catálogos comerciais.

Após seguir essas dicas, sem dúvidas, o gestor terá mais controle sobre as interações e poderá ter todos os processos mapeados, desde a primeira interação até o processo de conversão dos seus clientes. Consequentemente, todo esse fluxo contribui diretamente para traçar as melhores estratégias e contatos mais assertivos com foco no alcance de bons resultados.

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