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Você já ouviu falar sobre o vendarketing? Por sua vez, esse termo diz respeito da junção de dois setores que você conhece bem: vendas e marketing.

No entanto, o que é o vendarketing na prática? Enquanto muitos empreendedores ainda não tem conhecimento dessa estratégia, outras empresas já se preocupam com isso para terem bons resultados.

Afinal de contas, o vendarketing pode impactar diretamente na receita do seu negócio, se for aplicado da forma correta!

Uma das maiores vantagens dessa estratégia é que as equipes de marketing e vendas passam a ter um melhor relacionamento e troca de informações constantes.

Com tudo alinhado, a tendência é os setores sejam mais produtivos e, dessa forma, maximize os lucros da empresa.

E se você tem um comércio, agência de publicidade, ou até mesmo uma empresa B2B (como uma indústria de manutenção de chiller), entre qualquer outro negócio, e quer saber sobre como aplicar o vendarketing, neste post nós iremos explicar sobre todos os detalhes do assunto. Continue nos acompanhando nas próximas linhas! Vamos lá?

1. Estabeleça metas iguais para ambos os times

Não podemos começar de outra forma. Um dos primeiros passos para alinhar o seu time de marketing e vendas é definindo metas e objetivos que serão compartilhadas entre as duas equipes.

Dessa forma, eles vão começar a trabalharem juntos e em prol de uma única meta. Vamos ver alguns exemplos?

Se você gerencia uma indústria de revestimento de cilindros, as principais metas para os departamentos de marketing e vendas pode ser gerar novos contatos, ampliar a carteira de clientes e fortalecer a imagem da marca, por exemplo.

2. Faça reuniões periódicas

Também é essencial garantir que os times se reúnem e interagem por meio de reuniões. Esse passo vai garantir que o alinhamento não se percam com o tempo.

Se você é gestor de uma empresa de ventilador umidificador industrial por exemplo, é possível fazer reuniões presenciais uma vez a cada 15 dias, ou até mesmo organizar reuniões informais uma vez na semana.

Tudo dependerá do projeto que os departamentos irão arcar, além dos objetivos da empresa.

2. Alinhe todas as métricas

É claro que, mesmo juntos, as equipes de vendas e marketing irão continuar trabalhando com os seus postos e cargos.

Ou seja, mesmo que as informações sejam integradas e alinhadas, cada um deve ter os seus objetivos específicos e numéricos.

Além disso, também é importante continuar medindo a performance de cada um dos departamentos, mesmo juntos.

Afinal, após alinhar o seu time de marketing e vendas, é importante analisar se os resultados irão alavancar, ou vice-versa.

Caso o impacto seja negativo, então você já saberá que algo possa estar errado em alguma estratégia de alinhamento.

4. Utilize a tecnologia

Por último, deixar que as equipes de marketing e vendas trabalhem com ferramentas e se auxiliem com o uso da tecnologia vai fazer toda a diferença nos resultados do seu negócio.

Alguns softwares, como o CRM, sistemas de automação de marketing, ERP, softwares de análise, entre outros, são cruciais para melhorar os trabalhos e integrar todos os times.

Além disso, com a tecnologia, eles também podem parar de perder tempo com as atividades manuais.

Agora que você já entendeu como é possível aplicar o vendarketing e alinhar o seu time de marketing e vendas, o que acha de adotar essa estratégia? Gostou do post?

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

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