Marketing Tradicional x Inbound Marketing: qual a diferença?

Marketing Tradicional x Inbound Marketing

Marketing Tradicional x Inbound Marketing

Abaixo falaremos sobre Marketing Tradicional e Inbound Marketing:

O ano é 1978. As Frenéticas abrem suas asas e estouram nas rádios. O Papa João Paulo I assume a liderança da Igreja Católica (e morre um mês depois). A Argentina levanta o caneco de Campeã da Copa do Mundo. O ano é 1978, mas se você tinha entre 5 e 15 anos nesta época, talvez só se lembre de uma frase repetida numa propaganda de bicicletas: “Não esqueça a minha Caloi”.

Em apenas 30 segundos, o nome da marca é falado cinco vezes pelo menino que tenta convencer o pai a comprar seu esperado presente de Natal. A propaganda é uma perfeita representação do marketing tradicional, que investe na repetição de conceitos e divulgação em massa.

Esse modelo acima, aos poucos (ufa!), vem perdendo espaço para o Inbound Marketing.

Mas afinal de contas, quais as diferenças entre eles? Neste post, vamos falar um pouco sobre cada conceito para que você consiga definir qual é a melhor estratégia para a sua marca. Acompanhe:

Outbound Marketing x Inbound Marketing

Antes de explicar Outbound e Inbound marketing, é importante lembrar o conceito central da palavra Marketing: o uso de técnicas para agregar valor às marcas, criando novas necessidades de compras. A diferença central entre as duas metodologias está na maneira como o consumidor é impactado.

· Outbound Marketing: o modelo fala diretamente com o consumidor sobre o produto/serviço oferecido pela marca. Essa conversa é conduzida por anúncios publicitários, sejam eles em mídias tradicionais, como a televisão, rádio e revistas ou em veículos digitais, como as propagandas no YouTube. O marketing tradicional fala para a massa, sem direcionar bastante o seu discurso, de fato ele atinge muitas pessoas, entretanto não há como mensurar quais são as certas. Essa prática pode tornar as campanhas muito mais caras.

· Inbound Marketing: neste modelo, as marcas pretendem atrair a atenção dos clientes com conteúdos que demonstrem sua autoridade no assunto. O número de pessoas impactada pela mensagem é menor, porém direcionado. Enquanto o Outbound Marketing valoriza serviços e produtos, o Inbound Marketing valoriza a relação entre o consumidor e a marca. Ou seja, deixa ao cliente a sensação de que a sua empresa estará sempre pronta para atendê-lo, pois é referência no tema.

Qual o melhor modelo de Marketing para o cada negócio?

Há quem defenda o fim do Outbound (tradicional) e o triunfo do Inbound Marketing (moderno). Vivemos, porém, a transição e coexistência das metodologias. Integrá-las pode ser o pulo-do-gato para a sua marca!

Afinal, os consumidores estão se tornando cada vez mais exigentes. Repetir a mesma mensagem mil vezes talvez não seja a forma mais eficiente de divulgação. Contudo, é preciso deixar sua marca na memória do cliente.

Por isso, a dica é sempre avaliar cada situação. Se o seu objetivo for apenas vender um determinado produto, talvez o melhor seja realmente investir apenas na distribuição de flyers em sua praça de atuação (Outbound Marketing). Se a sua marca, porém, quer construir um relacionamento com os clientes e ser procurada por eles, o Inbound Marketing é a melhor saída.

Gostou de entender os conceitos de Outbound e o Inbound Marketing? Inspirado pelo garotinho da Caloi, fazemos um convite: não esqueça de acompanhar o nosso blog

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