Sucesso do cliente: como implementar essa ação no seu negócio

Se você é um empreendedor ou deseja abrir um negócio, provavelmente já pensou em como o seu produto/serviço pode atender às expectativas do consumidor. Pois bem, gerar resultados reais para os seus clientes realmente deve ser uma preocupação. 

Customer Success é um termo derivado do inglês para designar a ideia de priorizar os clientes, promovendo resultados para ele em primeiro lugar. 

Resumidamente, a organização foca em suprir a necessidade ou desejo do cliente e, simultaneamente, ele fica satisfeito e permanece utilizando aquele mesmo serviço. 

Com o cliente fidelizado, ele passa a indicar a empresa na sua família, grupo de amigos ou no âmbito de trabalho, que compram os serviços e passam a se fidelizar. 

Afinal, a imagem é tudo para se manter ativo no mercado. Segundo uma pesquisa realizada pela Weber Shandwick, 70% dos consumidores evitam comprar produtos quando não gostam da marca ou da empresa associada. 

Foi pensando nisso que nós separamos algumas dicas para você obter resultado com os seus clientes. Continue lendo o post!

5 dicas para implementar o customer success

O primeiro passo é entender o significado do sucesso do cliente e depois colocar isso em prática. Você já sabe a teoria, mas e a prática?  

Inúmeras empresas utilizam o termo sem saber o que significa. Por isso, é importante que você saiba exatamente o que está fazendo. 

Certamente, sua equipe terá algumas dúvidas e é você quem irá respondê-las. Pesquisar e se aprofundar no termo é fundamental. 

Treine a sua equipe 

O sucesso do cliente ainda não é um departamento dentro da empresa. Assim, é necessário que haja uma equipe especializada para esse tipo de função. 

Os customer success manager, que são os gerentes de sucesso do cliente, são os responsáveis por conduzir as estratégias que levarão os resultados para os clientes.

Esse profissional é a representação do consumidor dentro da empresa, ou seja, é ele quem luta pelos interesses do cliente.

Fique atento ao primeiro passo do cliente

É nesse momento que o cliente define se vai ou não fechar negócio. Aqui entra o momento de adaptação com o software, prazos e o processo de compra. 

Esse é o primeiro valor que você oferece, ela funciona de uma forma que eduque o cliente, mostrando a ela que permanecer com você é uma boa escolha.

Imagine contratar uma empresa de estação de tratamento de água e esta empresa sempre gerar bons resultados. Se em um determinado mês os resultando não forem tão positivos, você não cancelará o serviço.

Em contrapartida, você contrata uma empresa de motor elétrico trifásico e no primeiro mês ela já te decepciona, é bem difícil que mantenha o serviço, né? 

Trajetória 

Acompanhar a trajetória do cliente sem se preocupar com a venda é fundamental. As instituições que realmente se interessam no sucesso do cliente não se preocupam apenas em vender. 

Sendo assim, acompanhar a trajetória do cliente, desde o primeiro contato é essencial. Assim, você poderá entender as dores e necessidades do consumidor. 

Agora que você já sabe o que pode implementar para essa estratégia, que tal irmos para a parte mais importante do processo?

Mensurar resultados 

Monitorar, medir e gerenciar, esses são os três aspectos para garantir o sucesso do cliente. Como você pode saber se está fazendo sucesso sem saber o que acontece com o cliente?

É possível garantir que a resina epóxi vendida foi útil para ele?

Pois é, um planejamento foi elaborado e nele continham algumas metas, e o customer success é quem vai fazer esse acompanhamento!

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.‌ 

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