Como usar um sistema para envio de SMS na comunicação da sua empresa.

Nos artigos anteriores eu mostrei como o envio de SMS na comunicação entre empresas e clientes é importante, atingindo de forma rápida e objetiva seu público alvo com um baixo investimento. Neste post vou falar um pouco mais do que é preciso para colocar isto na prática, usando um sistema epecífico para envio de SMS.

Houve uma época que era muito comum (apesar de ter gente ainda fazendo isso), principalmente entre pequenas empresas, o envio de mensagens de texto manualmente usando um aparelho celular. Se a sua lista de contatos é pequena, isto até é possível – embora difícil de gerenciar. Mas para empresas que precisam se comunicar com centenas ou até milhares de contatos rapidamente, fica claro que há necessidade de se contar com uma ferramenta para fazer isto.

Para facilitar o trabalho, gerenciamento e controle das mensagens, sua empresa vai precisar usar um sistema para envio de SMS, ou seja, um software que faça isso. Existem alguns que são vendidos, para serem instalados em um micro da empresa, que permitem envio de muitas mensagens usando um modem e um (ou vários) chips. Esta técnica, embora possa parecer econômica – visto que há planos que permitem envios ilimitados por chip – acaba sendo muito ineficaz e gerando dor de cabeça. Isto porque gerenciar um software instalado no pc, mais a configuração do modem, muitas vezes requer conhecimentos técnicos. Além disto, os chips de pessoa física não permitem envios de sms em massa, e são rapidamente bloqueados pelas operadoras.

As empresas que decidem fazer uma comunicação profissional sempre contam com um sistema para envio de SMS que funcione em nuvem, ou seja, que você pode acessar a partir de qualquer computador com acesso à Internet. O software roda em um Data Center do fornecedor, com uma série de requisitos de segurança, e conta com várias conexões diretas às operadoras, garantindo a capacidade de envio de grande volume de mensagens rapidamente. Normalmente a cobrança é feita com base na quantidade de mensagens enviadas.

Em geral, usar um sistema para envio de SMS é muito simples. Uma vez tendo criado a sua conta, você pode importar arquivos com suas listagens de clientes ou contatos em potencial, e pode rapidamente disparar mensagens, ou agendar os envios. E claro, poderá sempre contar com geração de relatórios gerenciais, estatísticas sobre falhas, e até a limpeza de números inválidos.

Já para empresas que tenham sistemas próprios e desejem automatizar o envio de mensagens, como para enviar uma senha, para dar informação de uma posição de uma encomenda, ou para lembrar de uma consulta – existem APIs ( interfaces de comunicação para programadores ) que permitem o envio das mensagens de forma simples, bastando que a equipe de TI conecte seu software de gestão ao sistema de envio de SMS do fornecedor escolhido.

Em qualquer um dos cenários, o importante é escolher um fornecedor confiável, que ofereça um sistema para envio de SMS que seja robusto, fácil de usar, e que conte com um suporte amigo. Assim sua empresa vai se focar na comunicação sem se preocupar com a parte técnica.

Clique no link e confira nosso próximo post: Por que usar o sistema de envio de sms da Mister Postman?

Abraço!

Compartilhe

Comments are closed.

WordPress Image Lightbox Plugin