SEO: 5 dicas de otimização para o seu site

Pirata, jangada, canhão e mais inúmeros acessórios. Isso era o que compunha o o kit da Maleta Pirata da Playmobil, que tinha um objetivo em especial: chegar até o tesouro perdido. E que caça ao tesouro difícil, não é? Assim como na brincadeira, o marketing de conteúdo também quer chegar lá. Mas de outra forma: ficando bem posicionado nas buscas do Google. E como fazer isso? Utilizando uma estratégia conhecida como Search Engine Optimization, o SEO.

O SEO nada mais é do que um conjunto de técnicas de otimização para que o seu conteúdo alcance bons rankings, trazendo visibilidade e autoridade para o blog ou site.

Quem não quer que alcançar as primeiras posições nos mecanismos de busca, afinal? Mas, para isso, você precisa saber que o investimento em uma estratégia assertiva (e muito bem elaborada) de marketing digital é imprescindível.

Veja, abaixo, 5 dicas de SEO que você pode adotar para alavancar o seu negócio.

1. Tenha uma estratégia de palavras-chave

As palavras-chave são os termos que, normalmente, os usuários digitam no campo de busca. Ela imprescindível para o SEO. É importante, antes de tudo, definir quais são os termos que mais se relacionam ao seu negócio.

Se você tem um e-commerce de blusas esportivas, por exemplo, sua palavra-chave pode ser justamente blusa esportiva. Além disso, elas não podem ser utilizadas aleatoriamente. Sim, quanto mais vezes a palavra-chave aparecer no seu texto, melhor – mas é preciso que ela seja bem aplicada.

Utilizá-la no início do título, nos intertítulos e na URL são boas dicas. Além do algoritmo do Google levar isso em consideração para ranquear o seu site, ao fazer esse uso você deixa evidente para os motores de busca a importância dela.

2. Produzir um conteúdo relevante (muito relevante!) também é SEO

Não vai funcionar se o seu texto apenas tiver a palavra-chave várias vezes e o conteúdo não for bem escrito ou estruturado ou relevante. Lembrando que, caso o usuário não o considere bom, ele não vai voltar e nem indicá-lo para outras pessoas).

Para o seu conteúdo ser relevante, é importante se aprofundar no tema que o usuário buscou. Apesar de não haver um tamanho ideal definido para o blog post, as pesquisas mostram que ele deve ter, pelo menos, 500 palavras (o número que o Google entende que oferece minimamente uma resposta boa ao questionamento feito).

E, claro, leve em conta a jornada de compra do cliente para produzir conteúdos coerentes.

3. Seja original

Você sabia que conteúdos copiados ou duplicados são imediatamente punidos? Pois bem, além de ficar feio para você, fato é que os mecanismos de buscas não aceitam plágio. Sempre procure ser original no que vai oferecer. Aprofunde seus estudos acerca daquele tema, traga conteúdos diferenciados ou novos. Isso chama atenção do usuário que pode, futuramente, ser seu cliente fiel.

4. Construa links buildings (internos e externos) e conquiste-os também

Eles são importantíssimos para os motores de busca e para um bom SEO. Links internos são aqueles que levam para um conteúdo produzido no seu próprio site e, externos, como o próprio nome diz, aqueles de fora.

O Google valoriza páginas que contêm links. Isso porque muito dificilmente você vai conseguir oferecer todo o conteúdo sobre um determinado tema, portanto você enriquece a possibilidade de absorção de conteúdo do leitor.

Além disso, ao criar links externos, você conquista outros sites que, se identificarem que o seu conteúdo é relevante, também podem linkar conteúdos do seu site -  o que o tornará ainda mais relevante para o Google.

5. Tenha URLs atraentes

Ela deve ser curta, objetiva e ter a palavra-chave. Além de ser importante que elas sejam fáceis de ler e memorizar, é importante que sejam atemporais, ou seja, relevante por tempo indeterminado. Clareza e objetividade são peças-chave aqui. E importante: não a altere, pois isso faz que o seu conteúdo perca a autoridade que já foi conquistada até aqui.

Assim como no jogo de piratas do Playmobil, alcançar seu objetivo é muito importante. Pense que o primeiro lugar no Google é o seu grande tesouro e invista para conquista-lo.

Gostou do conteúdo sobre dias de SEO para otimização do seu site? Quer continuar por dentro de dicas que vão ajudar o seu negócio a alavancar as vendas? Acompanhe o nosso blog!  

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