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Com as evoluções tecnológicas que foram surgindo com o passar dos anos, também surgiram inovações neste sentido voltadas para o atendimento ao cliente.

Um bom exemplo disso é o surgimento do chatbot, que apesar de não ser exatamente uma novidade, tem se fortalecido como solução eficiente nos últimos anos.

O chatbot permite que uma empresa de batedeira industrial, por exemplo, consiga estreitar o relacionamento com seus clientes com uma comunicação imediata.

No atual momento de crise, as empresas que contam com ferramentas tecnológicas em seu negócio, conseguem atingir muito mais clientes com maior eficiência.

Neste texto, iremos falar sobre o chatbot como impulsionadores de vendas mesmo em tempos de crise. Fique conosco e acompanhe.

O que é chatbot?

Antes de falarmos sobre o uso do chatbot pelas empresas para impulsionar vendas, é importante entender o que é exatamente o chatbot.

O chatbot pode ser definido como um software que interage com o cliente imitando algumas características humanas de conversas, permitindo um atendimento eficiente e assertivo, daí a sua nomenclatura “chat” conversa, “bot” robô.

Uma empresa de luva de vaqueta, por exemplo, pode utilizar o chatbot para interação com um cliente por meio de um site, aplicativo de mensagens e outras plataformas digitais como:

  • Lojas virtuais;
  • Facebook Messenger;
  • Whatsapp;
  • Telegram;
  • Sistemas de call center, entre outros.

O crescimento dos chatbots está relacionado também ao fato do suporte imediato que ele é capaz de oferecer ao cliente. Com as evoluções tecnológicas, o comportamento do consumidor vem mudando e ele vem se tornado cada vez mais exigente, buscando não apenas por qualidade, mas principalmente por agilidade no atendimento.

 

De modo geral, o chatbot tem a função de tornar a experiência do usuário agradável, atendendo suas solicitações e dúvidas com agilidade  e assertividade sem a necessidade de interferência humana.

Veja como o chatbot pode ajudar a impulsionar vendas mesmo na crise

Os chatbots estão conquistando seu espaço no mercado, pois trazem diversos benefícios para as empresas como um impulsionamento de vendas dos produtos e serviços. Veja como isso é possível.

  1. Disponibilidade em tempo integral: uma empresa fabricante de bisnaga de plástico, por exemplo, pode disponibilizar um chatbot para atendimento 24 horas por dia, o que faz com que a empresa não perca nenhuma oportunidade de venda que surgir em seus canais de atendimento;
  2. Apresentação de produtos: quando o cliente solicita informações sobre o produto ou serviço que deseja, o chatbot pode ser programado para apresentar soluções e opções viáveis;
  3. Geração e nutrição de leads: nada mais importante para o setor de vendas do que gerar e nutrir leads. O chatbot pode colher informações na interação com o cliente e enviar conteúdo informativo para conversão;
  4. Agilidade na compra: conforme mencionado, atualmente, o cliente não busca apenas qualidade, mas também agilidade no ato da compra. Sabendo que sua empresa é capaz de oferecer um atendimento imediato, certamente a probabilidade do cliente voltar a fazer negócio, é grande;
  5. Acompanhamento de pós-venda: essa parte é muito importante para mostrar que a empresa se interessa pelo cliente e cultivar sua fidelização. O chatbot pode captar informações para melhorar a experiência do usuário.

Esse foi o nosso artigo sobre chatbot, esperamos que tenha sido útil para você. Não deixe de acompanhar as próximas postagens.

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

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