Blog do Marketing

Mensurar ou medir os resultados nas redes sociais é algo extremamente importante para os empreendedores e CEO, sejam eles do setor industrial, varejo ou construção civil.

Diversos estudos de marketing e propaganda aprovam que ter uma boa performance dentro das redes sociais, oferecem para a empresa uma série de vantagens, como por exemplo:

  • Maior reconhecimento da marca;
  • Mais atividade do público-alvo no perfil;
  • Mais formas de detectar a Persona da empresa;
  • Novo canal de comunicação entre cliente e empresa.

Logo, mensurar as métricas das ações que a empresa faz dentro da rede, é o primeiro passo para que novas estratégias de marketing possam ser traçadas para que consequentemente, aumente o número de vendas e reconhecimento da marca.

Nesse texto vamos falar de formas relevantes para que você mensure os resultados das redes sociais e tenha uma visão analítica sobre o progresso da sua empresa. Gostou do tema? Então venha conosco e confira. 

Atente-se aos indicadores de desempenho nas redes sociais

Cada segmento comercial tem naturalmente seu indicador de desempenho (KPI - Key Performance Indicator).

As formas que uma empresa têxtil analisa o seu mercado consumidor e as formas em que aplica sua propaganda, são demasiadamente diferentes de uma empresa especializada em compressor parafuso, por exemplo.

Logo, é muito possível que determinado segmento tenha mais relevância em uma rede social do que outro. As áreas industriais tendem a ter mais consistência e performance publicitária dentro do Linkedin, por exemplo, enquanto o setor da construção civil pode chamar mais atenção no Instagram, devido ser uma plataforma propícia a imagens de alta resolução e slides.

No entanto, ressaltamos isso apenas como forma de compreensão das métricas com olhar analítico, para uma melhor tomada de decisão. Em suma, é importante que sua empresa utilize, se possível, todas as plataformas de redes sociais disponíveis para expor a marca ao público consumidor.

Qual é a métrica que corresponde ao seu interesse?

São várias maneiras de medir os resultados nas redes sociais, mas a primeira coisa que é necessário compreender, é qual(ou quais) a métrica corresponde a ação de marketing que você está fazendo.

Se você fez uma postagem para sanar dúvidas de como funciona uma chave de nível, por exemplo, é importante verificar a quantidade de reações e comentários que estimularam o interesse dos seus seguidores.

Já se você fez uma propaganda direta do produto, as curtidas, os novos seguidores e o compartilhamento entre eles são as melhores métricas para analisar o desempenho.

No entanto, precisamos ressaltar que, todas as medições tem por fim um único objetivo, que é aumentar os seguidores do perfil com ‘público qualificado’, que é aquele que realmente pode tornar-se um consumidor do produto.

Faça e compare as análises periodicamente

Você não pode tomar muitas decisões pautando somente um período em que as métricas das redes sociais foram mensuradas. É necessário trabalhar com análise do avanço do tempo e como o produto está sendo exposto nas redes sociais.

Isso quer dizer que, se você tem uma empresa especializada em batedeira industrial, por exemplo, é importante mensurar os resultados deste semestre, com os resultados dos semestres anteriores.

Isso vai lhe oferecer uma forma crítica e mais precisa para detectar os pontos que não tiveram uma boa performance e os que mais se destacaram.

Essas foram as nossas dicas para os empreendedores que estão procurando dicas para mensurar os resultados nas redes sociais. Compartilhe! 

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

Compartilhe