Qual é o tamanho e formato ideal para envio de sms em massa para clientes?

Se você está lendo este texto, provavelmente a sua empresa já usa ou decidiu usar o  SMS em massa como canal na  comunicação entre sua empresa e seus clientes. Ótimo! Agora você precisa ter em mente alguns pontos importantes na hora de criar a sua mensagem. Vou dar algumas dicas:

No mundo inteiro, qualquer mensagem de SMS em massa ou individual tem sempre um limite máximo de 160 caracteres. Contamos como um caracter cada letra, número, sinal, ponto e espaços. Esta limitação está dentro das redes GSM que transportam as mensagens “pelo ar”.

No seu celular, se você digitar uma mensagem maior do que 160 caracteres, o que o aparelho vai fazer é enviar 2 mensagens, com um código especial, para que o aparelho que recebe junte as duas em uma só, fazendo o que chamamos de mensagem longa ou concatenada. O único problema disto é que quando falamos de envio de SMS em massa, estamos dobrando a quantidade de mensagens enviadas, e provavelmente vamos também dobrar o custo da nossa ação. Então o melhor é montar uma mensagem que seja curtinha mesmo. Até porque as pessoas acabam não lendo textos muito longos.

Outro problema diz respeito aos acentos. Quando o protocolo foi criado, ele não incluiu todos as letras acentuadas usadas nos países latinos. Novamente, quando mandamos do celular, até podemos usar acentos, mas estes serão codificados de forma especial, o que vai encurtar o tamanho da mensagem, ou vai fazer com que sejam necessárias 2 mensagens antes mesmo dos 160 para enviar o nosso texto. Então, quando formos fazer uma ação de SMS em massa, precisamos montar nossa frase de forma a que possamos  abrir mão dos acentos.

Com relação ao conteúdo, é fundamental deixar claro o que você está oferecendo ao cliente ou o que ele deve fazer. Ele deve responder, ligar para um número, ir à loja, ou acessar uma página da Web? Deixe isto bem claro e apenas uma opção.

E por último, mas algo que alguns clientes esquecem, informe quem você é. Coloque o nome da sua empresa, e a forma de contato. Assim suas ações vão dar retorno.

No próximo post vou explicar as diferentes modalidades de envio de SMS.

Clique e confira: Diferentes modalidades de envio de SMS.

Um abraço!

Compartilhe

Comments are closed.

WordPress Image Lightbox Plugin