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Entender quais são os fatores que influenciam no comportamento do consumidor é primordial para obter assertividade nas ações estratégicas de marketing.

Afinal, para atingir o público-alvo e captar novos clientes não é uma tarefa fácil, não é mesmo?

Por essa razão, é essencial conhecer os clientes e entender seus comportamentos para influenciar na decisão de compra e maximizar as vendas da sua empresa.

Até porque você pode utilizar os fatores a favor do seu negócio e atrair o público tanto para a loja física quanto virtual.

Portanto, analisar os fatores que influencia no comportamento do cliente é indispensável para qualquer segmento, seja para vendas B2B (business to business) de empresa para empresa, como os fornecedores de estrutura metálica para telhado, quanto B2C (business to consumer) de empresa para o cliente final.

Pensando nisso, listamos quatro fatores que podem influenciar na decisão de compra dos consumidores para você utilizar a seu favor e potencializar as vendas. Ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo e confira!

Entenda o que é o comportamento do consumidor e como ele influencia na decisão de compra

Certamente você já ouviu falar que o comportamento do consumidor pode impactar nos resultados do seu negócio. Isso é fato!

Afinal, o comportamento do consumidor é definido pela união de todas as impressões e interpretações. Ou seja, são relacionados às atitudes e influências que ocasionam ao indivíduo a tomar a decisão de compra. 

Suponhamos que a sua empresa atue com vendas de purgador de vapor. Entender os fatores que influenciam no comportamento do público é essencial para definir estratégias assertivas.

De forma geral, ao se perguntar o porquê o cliente decide comprar o produto, por exemplo, será possível identificar o competentemente e aplicar estratégias que permitam aumentar a taxa de conversão e vender cada vez mais.

Basicamente, é relacionada a experiência de compra do cliente, e ao identificar os principais fatores que influenciam na decisão de compra a marca alcança o público com o produto certo e na hora certa. Veja a seguir quatro fatores que influenciam o comportamento do consumidor.

4 fatores que influenciam o comportamento do consumidor

Agora que você já sabe o que é o comportamento do consumidor, confira logo abaixo alguns fatores que influenciam na decisão de compra.

1. Pessoal

Um dos principais fatores que influenciam o comportamento do consumidor é o papel pessoal. 

Isso inclui idade, necessidades, cultura, ocupações, entre outros. Desse modo, a decisão de compra pode ser relacionada ao momento pessoal, além da análise de comprar com base nos valores da empresa.

É possível considerar como particularidades e comportamentos mais difíceis de identificar nas pesquisas de experiência de compra.

2. Financeiro

O fator financeiro também é um dos principais fatores que influenciam na decisão de compra dos clientes.

Uma empresa do segmento de construção que fornece martelete demolidor, por exemplo, o valor do produto pode impactar os potenciais clientes ao mostrar o custo-benefício ao investir no equipamento e ter facilidade nos processos produtivos.

Isso significa que, ao estabelecer um valor para o produto, o consumidor pode tomar a decisão de compra em relação às finanças sabendo que terá um investimento vai investir que vale a pena, não mede esforços para fazer a aquisição, pois tem a certeza de que não terá problemas com o produto.

3. Tendências

As empresas que investem nas tendências estão propícias a atender as necessidades dos clientes. Afinal, é o fator que influencia no comportamento do público. 

Nesse sentido, manter a empresa atualizada e investir em inovação é fundamental para manter a marca competitiva no mercado, a fim de conquistar mais clientes e torná-los fiéis.

4. Opiniões e experiências de outros consumidores

Não há como negar que, na atualidade, a experiência de outros clientes influencia na decisão de compra de outros consumidores.

A sua empresa pode oferecer o melhor produto, mas se a experiência de compra dos clientes no meio físico ou online não forem positivas, pode afetar na captação de novos clientes, visto que tomam a decisão de compra a partir da análise dos feedbacks aplicados nas mídias digitais e reputação da marca no mercado.

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Este artigo foi escrito por Thais Teixeira, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

 

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