Práticas simples para conquistar clientes

Conquistar clientes faz parte da rotina do setor industrial, da construção civil e do comércio e varejo a cada dia. Quanto mais cresce a concorrência em determinado setor, mas a empresa necessita se municiar de práticas para oferecer:

  • Melhor atendimento;
  • Mais credibilidade;
  • Maior confiança do público;
  • Mais reconhecimento do mercado;
  • entre outros.

Só que para conquistar esse cliente é necessário mais do que um bom atendimento e disponibilidade imediata do produto.

Foi pensando em listar algumas práticas simples que podem ser implementadas no dia a dia de uma empresa que produzimos esse artigo. Gostou do tema? Tem interesse em mudar o atendimento de sua empresa para conquistar mais clientes? Então siga conosco e confira as dicas a seguir.

Entenda seu público-alvo

Você precisa entender quem é o seu cliente. No marketing chamamos o cliente ideal de Persona, que é necessariamente um perfil traçado sobre as características de uma pessoa que vai consumir em sua loja. 

Se você tem uma empresa que presta serviços de manutenção de geradores, por exemplo, seu cliente-alvo tem uma faixa etária, trabalha em determinado ramo do comércio, busca fornecedores que estão próximos a você, entre outros.

Ter a noção de quem é a pessoa para qual você vai vender, é o primeiro passo para criar um roteiro de propaganda e com ele fazer o cliente notar o seu produto.

A propaganda e o público-alvo

Levando em consideração a dica anterior sobre a Persona, é nela que sua empresa precisa se respaldar para criar uma propaganda direta a esse público.

Para criar uma propaganda com a intenção de conquistar mais clientes, é preciso considerar em que tipo de plataforma esse cliente costuma interagir.

Para ilustrar melhor, se for um cliente que tem interesse em comprar um elevador de carga, por exemplo, ele obviamente não estará buscando uma propaganda na televisão, mas sim, navegando na web.

Com isso é necessário pescar esse cliente e para isso recomendamos o marketing de conteúdo, as práticas de SEO para otimização nos sites de buscas e os blogs e websites da internet.

Conquistando o cliente com conteúdo e informação 

Para que seu produto possa se destacar é necessário produzir conteúdo para ele e com isso, fazer com que as pessoas encontrem seu endereço na web.

Empresas costumam utilizar os blogs com produção de textos sobre seus produtos, além do uso contínuo das redes sociais para aumentar os algoritmos da empresa e a relevância dela no comércio de determinado segmento.

Estudar e implementar as técnicas de SEO – Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca), é uma excelente forma de fazer com que o Google reconheça que sua empresa é autoridade no segmento, como por exemplo, em descarte de lixo eletrônico.

Com isso, o Google facilita as pessoas que buscam pelo seu serviço/produto, através das técnicas de SEO que estão implantadas dentro do seu site.

Presença nas redes sociais

As redes sociais são uma maneira simples de administrar e muitas vezes divertida. Logo, essa é uma excelente maneira de unir o útil com o agradável. 

Convide pessoas para curtir sua página, compartilhe conteúdos de interesse que tenham relação ao seu produto. Estimule a participação do público e se mostre sempre presente, seja para venda ou para sanar dúvidas dos clientes.

Essas foram as dicas que reservamos para você sobre como conquistar clientes de forma simples e direta. Compartilhe esse conteúdo com mais pessoas de sua empresa e continue nos acompanhando para conferir mais dicas de marketing empresarial. 

 

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

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