Personas: confira 6 dicas importantes para criar as suas!

Entender com quem você está falando é fundamental para todas as empresas. Essa necessidade é ainda maior quando estamos falando em  Marketing Digital. Afinal, em um universo com tantas comunidades e opções, a mensagem precisa chegar até o seu destino correto! Ou seja: até as suas personas!

No mundo do Marketing, esses clientes são chamados de personas. E descobrir quem elas são é um mistério que o Scooby-Doo e sua turma de detetives solucionariam muito facilmente, se não fizessem tantas trapalhadas. Veja abaixo como se inspirar no desenho animado e desvendar a sua persona!

O que são personas e o que ela têm a ver com o seu negócio?

As personas são representações de um cliente fictício. São elas que definem o tom de um texto ou a mídia em que ele será veiculado. Mas não confunda uma persona com o público-alvo do seu negócio. Enquanto o último é bastante amplo, a persona é extremamente específica para não ocorrer erros.

Entenda a diferença entre os dois conceitos com os exemplos abaixo:

  • Persona: Salsicha, homem, 18 anos*, detetive e medroso. Gosta muito de comer e sempre causa problemas para seus amigos;
  • Público-alvo: Homens, entre 18 e 25 anos, trabalham e possuem animais domésticos.

Entendeu a diferença? A vantagem das personas é que, por serem bem mais específicas, permitem que o conteúdo da empresa seja mais assertivo e traga mais resultados. Caso contrário, você poderia estar investindo tempo e dinheiro para atingir muitas pessoas que possuem linguagem e interesses diferentes.

(* A idade do Salsicha é uma suposição)

Como criar personas para a sua estratégia de marketing digital

Na hora de criar as personas (ou a persona) do seu negócio, você deverá ser como os bons detetives do desenho animado que sempre fez bastante sucesso: pesquisar bastante e ter certeza de quem é o “culpado”.

Nada de fazer esse processo sem o cuidado necessário. Na vida real, um erro bobo pode causar prejuízos financeiro e de tempo. Por isso:

1. Deixe o achismo de lado

Embora seja engraçado assistir às trapalhadas do Salsicha e do Scooby no desenho animado, no mundo digital um erro pode gerar problemas. Lembre-se da importância da persona para sua estratégia de Marketing Digital e faça um trabalho de investigação completo para alcançar bons resultados.

2. Aproveite seu banco de dados

Em uma investigação, ignorar as provas que estão disponíveis seria abrir mão de informações muito valiosas. É a mesma coisa com seu banco de dados. Se você já possui clientes, use tudo que você sabe sobre eles no processo de criação de personas. Quem são, onde moram, quais produtos costumam comprar, quais são os seus hobbies, quais fontes utilizam para se manterem informados, gênero, status civil... Tudo é importante!

3. Pesquise

A internet está lotada de pesquisas sobre comportamento do consumidor, gratuitas e pagas. Considere-as como testemunhas que podem ajudá-lo a solucionar um mistério e aproveite tudo o que elas têm a dizer.

4. Faça perguntas

Bons detetives não deixam os suspeitos falarem apenas o que querem, certo? Por isso, o ideal é selecionar alguns clientes para fazer uma entrevista. Pergunte-os sobre seus interesses, comportamentos de compra, preferência e tudo o mais que puder auxiliar. Essas informações servirão de base para a sua persona!

5. Descreva bem

Se você fosse do grupo de detetives do desenho Scooby-Doo e descobrisse quem é o culpado de um crime, com certeza precisaria saber descrever o criminoso para que seus colegas também pudessem identificá-lo.

Isso significa que estudar e encontrar a persona do seu negócio não terá valor se você não for capaz de descrevê-la para a equipe. Só assim todos usarão a mesma linguagem nas comunicações institucionais.

6. Conte com ajuda de profissionais

Nem sempre somos capazes de resolver um mistério sozinhos. Em um crime, pode ser preciso pedir ajuda à polícia e, no Marketing Digital, parceiros experientes podem ajudar. Aproveite todo o conteúdo disponível na internet e, se necessário, contrate um profissional!

Agora, que você já sabe o que é uma persona, siga o nosso blog e conheça todos os conceitos fundamentais para um plano de Marketing Digital eficiente. Os outros conteúdos serão "pistas" importantes para a solução do seu principal mistério: a estratégia de sucesso!

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