Palavra-chave: como ela pode ajudar você na sua estratégia!

Músicas e filmes — e o nosso guarda-roupas — sempre foram ótimas alternativas para revisitar o passado. Mas, com a internet, é possível tornar essa viagem ainda mais prática: basta saber a palavra-chave certa.

Por meio das buscas online, Madonna ainda canta Like a Virgin como se fosse a primeira vez e Freddie Mercury ainda vive em Wembley, entoando à capela e em coro o refrão de Love of my Life com uma multidão apaixonada.

E o mesmo vale para a sua estratégia digital, sabia? Neste post, vamos entender como o uso da palavra-chave é o caminho mais curto entre o seu negócio e o público-alvo de suas soluções. Confira, e imortalize o seu negócio com uma presença digital muito bem planejada!

O que é uma palavra-chave e qual é a sua importância?

O marketing de conteúdo, diferentemente das ações convencionais de marketing, permanece relevante por muito tempo — mais ou menos, que nem o eterno hit de Rick Astley, Never gonna give you up.

Afinal, são ações que se consolidam na internet e ficam à disposição das pesquisas on-line do seu consumidor ideal. E é isso que faz as palavras-chave: conectam a sua empresa com leads qualificados, que são pessoas com verdadeiro interesse no que o seu negócio tem a oferecer.

A palavra-chave é a base de qualquer estratégia de marketing digital, pois é a partir dela que você compreende a fundo os objetivos, desafios e dificuldades enfrentadas pelo seu público.

Por exemplo: quem ainda procura por Pierre Cardin, no Google, tem um perfil muito bem definido e associado ao mundo da moda — e, quem sabe, às suas coleções de décadas atrás.

Agora, vamos associar isso à sua estratégia. Com um blog corporativo, você estabelece um repertório variado de conteúdos que podem ajudar a conectar a demanda do seu consumidor aos seus serviços e produtos.

Com o tempo, esses usuários anônimos vão conhecer a sua marca, identificar você como uma autoridade no assunto e relacionar-se cada vez mais com você até se tornar um cliente.

Como definir as palavras-chave para a minha estratégia?

Você acha que a Xuxa nunca soube com quem estava dialogando? Não era só com os baixinhos, mas com os pais de cada um deles. No marketing digital acontece o mesmo.

O importante, aqui, está em associar os termos mais pesquisados pelo seu público e converter essas palavras-chave (os termos mais pesquisados no Google, por exemplo) em conteúdos relevantes e que respondam às perguntas feitas por eles.

Cada termo é uma palavra-chave, e que pode se desdobrar em diversos posts — seja no blog, em seu site ou mesmo nas redes sociais. Não é à toa que a Rainha dos Baixinhos grava os álbuns “Só para Baixinhos” até hoje.

Portanto, para definir o conjunto de palavras-chave você deve entender quem é a sua persona (o público-alvo), identificar a essência das pesquisas que ela faz e traduzi-la em ideias relevantes que atendam a essa demanda.

Quais erros evitar no uso de palavras-chave?

Há quem explore uma palavra-chave até esgotá-la — a franquia de filmes Tubarão, por exemplo —, perdendo seu contexto e relevância. Evite que o mesmo aconteça com suas ações de marketing digital com as nossas dicas para torná-las sempre relevantes, como:

  • palavras muito específicas podem ser pouco relevantes para o seu público, no geral. Evite focar exclusivamente nelas;
  • não se prenda a uma palavra-chave, apenas: monitore constantemente novas tendências de pesquisa e alinhe-se rapidamente a elas;
  • pesquise por palavras-chave que sejam short tail (entre uma e três palavras), long tail (três palavras ou mais) e head tails (uma palavra). Elas ajudam a diversificar, abranger e tornar a sua estratégia de SEO ainda mais otimizada.

Perceba que são dicas parecidas que ajudaram a consolidar o rei do pop para a posteridade: constante monitoramento nas tendências e o devido alinhamento de sua mensagem ao que o público anseia.

Quer saber como transformar os seus conteúdos em verdadeiros hits que vão perdurar ao longo de muitos anos ainda? Então, continue acompanhando as dicas e novidades do nosso blog!

Imagem: Billboard

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