Blog do Marketing

Você já ouviu falar em Indústria 5.0?

Ela surgiu com a evolução da sociedade 4.0, com o objetivo de promover novas tecnologias, como a big data e inteligência artificial (IA), de modo relacionado ao bem-estar das pessoas.

Nesse contexto, essa revolução industrial facilitou o trabalho realizado pelos seres humanos, gerando mais produtividade. A ampliação dessa indústria está relacionada a tecnologias avançadas para a sociedade.

As empresas que se adaptam às facilidades tecnológicas, podem aderir à nova indústria. Afinal, a sociedade 5.0 permite a conexão e inovação no mundo corporativo.

E você deve estar se perguntando: qual é o impacto da indústria 5.0 no seu negócio?

Tendo em consideração essa pergunta, preparamos este post para te mostrar como a nova era da sociedade influencia no mercado. Continue lendo e confira!

Inovação

Como já mencionamos neste post, a indústria 5.0 trata-se da evolução da sociedade 4.0. No entanto, está relacionada a máquinas e robôs para realizarem o trabalho do ser humano, proporcionando o bem-estar às pessoas. 

 Sendo assim, essa nova era possibilita que as empresas que atuam na indústria, como depiladeira de suínos, por exemplo, sejam fortes candidatos a aderirem à inovação da sociedade 5.0.

Até porque se torna necessário inovar quando se fala em atender as necessidades do mercado. Dito isso, a nova indústria impacta no seu negócio, devido às novas características existentes que é voltada para o ser humano.

Inteligência artificial

A sociedade 5.0 proporciona o uso de inteligência artificial. Isso resulta em otimização de tempo nas tarefas executadas, sendo capaz de tornar os processos automatizados.

Imagine que uma empresa de manutenção de ponte rolante, por exemplo, invista no uso da inteligência artificial para realizar as tarefas. Com esse recurso é possível desenvolver dispositivos para simular o raciocínio humano e até mesmo a tomada de decisão. Incrível, não é mesmo? 

Ou seja, é possível utilizar essa ferramenta com a finalidade de resolver os problemas com as máquinas inteligentes, que funcionam de modo semelhante ao pensamento humano. 

Big Data

Outra ferramenta da indústria 5.0, é o big data, em que os dados são em grande volume e gerados diariamente pelas instituições. 

A ferramenta está relacionada a informações e possui a precisão na análise de dados, além de permitir tomadas de decisões assertivas em determinados problemas.

Tecnologia avançada 

A indústria 5.0 continua com o uso de pilares da anterior, como o uso big data, cibersegurança e realidade aumentada. O que mudou é que essa nova sociedade agrega valor para realizar as transformações!

Entre elas, a robotização, como o uso de drones que conseguem acessar os lugares de difícil acesso humano, e até mesmo levar equipamentos médicos. E os robôs que podem ter a capacidade de manusear a troca de filtro secador ar condicionado, entre outros.

Diante dessas tecnologias, surgem outras inovações, como o veículo autônomo, que é capaz de funcionar sem o controle de um ser humano.  

Gostou do nosso post sobre os impactos da indústria 5.0 no seu negócio? Então, compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ Thais Teixeira,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.

 

Compartilhe