Os desafios do marketing para indústria 4.0

A quarta revolução industrial, chamada de indústria 4.0, é responsável por diversos avanços tecnológicos nos processos internos das empresas e formas de se comunicar.

 

Recentemente, a internet diminuiu o planeta e revolucionou o acesso entre pessoas, mudando a forma de se relacionarem e até mesmo trazendo novas maneiras de interação.

 

Com isso, os negócios também ganharam recursos e espaços para serem realizados. Vamos descobrir a seguir quais os avanços tecnológicos e oportunidades que a indústria 4.0 traz ao seu negócio:

Impactos da indústria 4.0

Um dos grandes impactos gerados pela quarta revolução industrial será toda a mudança que afeta o mercado. De modo geral, essa inovação se baseia na criação de novos modelos de negócio.

 

Pensando na inovação, muitas empresas buscam atender às exigências dos clientes, levando características específicas e customizando a prévia do produto. Tudo isso graças a inteligência artificial.

 

Pois analisando de maneira prática, tudo acaba evoluindo. O processo de injeção de plástico foi modificado com o passar do tempo e deu espaço para  que novos produtos fossem criados, algo que aumentou os negócios desse segmento.

 

Na construção civil, constantemente surgem novos elementos importantes, sejam eles EPI’s (equipamentos de proteção individual), um chuveiro lava olhos para os canteiros ou um novo modelo de para-raio predial para os novos prédios construídos diariamente. 

 

Com a indústria não seria diferente! Com qualquer segmento, os processos se alteram com o passar do tempo, e a indústria 4.0 surgiu para modificar positivamente esse mercado .

Descubra os pilares da indústria 4.0

Para entender o conceito da indústria 4.0 devemos ter em mente os principais fatores que a sustentam. Para isso, podemos destacar os seguintes pontos:

Internet das Coisas

É a conexão de rede existente entre objetos físicos, ambientes, veículos e máquinas por meio de dispositivos eletrônicos, permitindo a troca de dados. 

 

Os sistemas funcionam a base da internet e permitem que os setores industriais, sincronizados com sensores, possam ser controlados remotamente.

Big Data Analytics

É a estrutura de dados que utiliza diferentes formas de captura, análise e gerenciamento de informações. 

 

Na indústria, os dados considerados relevantes são: conexão (à rede industrial e sensores), cloud (nuvem/dados por demanda), cyber (modelo e memória), conteúdo, comunidade (compartilhamento das informações) e customização (personalização e valores).

Segurança

O aumento da segurança é um dos maiores desafios da quarta revolução industrial, e diz respeito à criação de sistemas da informação mais seguros.

 

Pois, a falha na comunicação entre máquinas ou mesmo possíveis travas no funcionamento dos sistemas automatizados causam problemas à produção. 

Mudanças nos negócios motivadas pela indústria 4.0 

Entendo que a indústria 4.0 impacta diretamente as empresas de diversas formas, podemos ressaltar a sua mudança nos seguintes processos: 

Operação em tempo real

Por meio da internet das coisas e do Big Data, as organizações passam a possuir, analisar e tratar dados em tempo real.

 

Ou seja, grande parte dos processos da empresa podem ser realizados rapidamente, aumentando a produtividade e reduzindo o tempo gasto durante cada um deles.

Descentralização

No momento em que as máquinas trabalharem tomando decisões, sob o comando de uma inteligência artificial, o sistema tomará atitudes de acordo com as necessidades industriais.

 

Dessa forma, os processos industriais passam a ter maior precisão, eficiência e agilidade, descentralizando algumas responsabilidades da empresa.

Segurança de dados

As inovações tecnológicas com o objetivo de armazenar, processar e guardar em segurança um volume grande de dados, pode ser uma tarefa bem executada por conta da indústria 4.0.

 

Com o armazenamento remoto em nuvens, os arquivos importantes passam a correr menos riscos de ataques virtuais ou serem corrompidos.

A indústria 4.0 e seu impacto positivo

como vimos ao longo deste conteúdo, a indústria 4.0 pode ser considerada uma forma de alavancar diversos negócios, trazendo progressos para a segurança de dados, automatização de processos e etc. 

 

Algumas dessas mudanças que a indústria 4.0 pode trazer ao seu negócio são tendências que, conforme novas tecnologias surgirem, se renovarão e mudarão novamente, repetindo o processo e melhorando os serviços. 

 

Por isso, as empresas devem buscar conhecimento e integrá-lo à sua indústria, para que seja possível mudar o futuro do seu negócio.

Esse artigo foi escrito por André de Angelo, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

Compartilhe

Comments are closed.

WordPress Image Lightbox Plugin