Blog do Marketing

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) ocasionou a necessidade de aderir ao isolamento social.

Com isso, muitas empresas apostaram na internet para aumentar suas vendas e driblar a crise. Além disso, na internet é possível encontrar diferentes serviços, como de automação predial, entre outros produtos. 

Segundo dados elaborados pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, com uma empresa de inteligência de mercado, a pandemia consolidou o e-commerce no Brasil. Logo, o ano de 2020 fechou com um acumulado de mais de 73% de aumento nas vendas on-line.

 Não foi só o volume de vendas que cresceu. O número de clientes também aumentaram, ou seja, as pessoas que não tinham o hábito de comprar na internet, passaram a adotar essa prática e tendem a continuar.

De fato, a pandemia foi determinante para impulsionar as vendas. Embora o avanço da tecnologia permite que as empresas divulguem serviços e vendem através da internet, como estrutura metálica para telhado, há desafios a serem enfrentados.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo e confira!

Os desafios das vendas online na pandemia

Ter a possibilidade de vender online é uma ótima opção para as empresas, principalmente quando buscam superar a crise.

No entanto, os principais desafios para investir nesse mercado são: estudo, dedicação, organização, obter visibilidade na internet e superar a concorrência para atrair clientes.

Não só isso, mas a pandemia gerou muitos impactos nas indústrias, e as empresas que continuam suas vendas certamente tiveram que lidar com o excesso de demanda. Ou seja, quando não há produtos suficientes para serem ofertados para um grande volume de procura.

Imagine que a sua empresa disponibiliza martelete demolidor em plataformas de marketplace. Os setores de construção civil, por exemplo, podem optar pela aquisição on-line, visto que os serviços não foram paralisados em meio à crise.
O item que o cliente procura pode ser encontrado em uma loja virtual, entretanto, outro desafio das empresas que investem nas vendas online em tempos de incerteza, é lidar com os atrasos nas entregas e saber contornar a situação para não perder clientes que podem se sentir insatisfeitos por não receber o produto no prazo estabelecido.

As oportunidades para as empresas aumentar as vendas na pandemia

Por mais que haja desafios a serem enfrentados para vender na internet, as empresas enxergam como uma oportunidade para potencializar os resultados.

Afinal, como já mencionamos anteriormente neste post, os consumidores adotaram o novo hábito de compra e têm a preferência por comprar online.

Nesse sentido, as marcas podem apostar em estratégias de marketing digital para obter o maior alcance do público-alvo e aproximar a marca e cliente.

Logo, é possível considerar que vender online na pandemia se tornou uma das vantagens para as empresas.

Até porque, com o aumento de clientes que começaram a comprar pela internet, mesmo em tempos de crise, se tornou uma das preferências dos consumidores devido a praticidade de compra, encontrar informações de produtos e receber o item na residência.

Sendo assim, gera a influência para as empresas investirem na internet para potenciar as vendas, aumentar o faturamento e, consequentemente obter a lucratividade

Gostou do nosso conteúdo sobre os desafios das vendas online na pandemia? Compartilhe nas suas redes sociais!

Esse artigo foi escrito por Thais Teixeira, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Compartilhe