O que você precisa saber sobre o algoritmo do Google

O que você precisa saber sobre o algoritmo do Google

Se você possui um site ou blog, provavelmente você já ouviu falar sobre o algoritmo do Google, não é mesmo?

Se você faz parte da equipe de marketing da sua empresa, então deve saber que o algoritmo do Google é um dos grandes desafios para que o seu site tenha um bom posicionamento em seu mecanismo de busca.

Ele é um dos sistemas que mais geram dúvidas entre os profissionais e empresas ao redor do mundo.

Diversas pessoas que tentam posicionar seus conteúdos não conseguem ter um bom rankeamento na página de busca do Google, e por isso, pensam que todo trabalho de produção e otimização foi realizado no escuro.

Mas calma! Desvendar seu algoritmo se tornou algo ainda muito misterioso, ainda mais depois que o buscador do Google decidiu realizar algumas atualizações.

No entanto, por meio da experiência repassada de diversos sites com um bom posicionamento, nós elaboramos uma lista do que fazer para o seu site receber um bom posicionamento no site de busca do Google. Quer saber mais sobre isso? Então não deixe de ler esse post! Vamos lá?

Primeiro de tudo, o que é o algoritmo do Google?

De forma básica, o algoritmo do Google é um conjunto de processos, softwares e operações que posicionam os sites encontrados no site de pesquisa do Google.

Em outras palavras, o algoritmo do Google possui como objetivo ler todos os conteúdos e páginas encontradas na internet, indexá-las e, por fim, fazer a análise de quais páginas e conteúdos são mais relevantes e quais podem satisfazer as necessidades dos usuários que navegam pelo seu site de busca.

Hoje em dia, o Google quer que seus usuários recebam a melhor experiência de pesquisa, e fazer com que eles permaneçam o menor tempo possível encontrando uma informação.

Por isso, o algoritmo do Google se tornou tão rigoroso. Se você tem uma página que fala sobre instalação câmera de segurança, por exemplo, um dos critérios do algoritmo é analisar uma série de variáveis do seu site, como os títulos dos conteúdos, URL e relevância do texto.

Após, isso, quanto mais critérios positivos, mais útil o Google verá o seu conteúdo e mais posicionado ele pode estar.

Quais são as etapas do algoritmo do Google

Agora que você já sabe sobre o algoritmo do Google, vamos ver agora como ele realiza o processo de ranqueamento, ou seja, posicionamento das páginas, por essa razão, continue  nos acompanhando!

1- Rastreamento

A primeira função do algoritmo do google basicamente é fazer uma leitura de todos os conteúdos existentes na internet.

Esse processo é chamado de Crawling. Por isso, se você escreve sobre um determinado assunto, como a manutenção de aquecedor a gás, por exemplo, o seu primeiro desafio é fazer com que o buscador do Google leia e consiga rastreá-lo.

Entretanto, essa etapa não é tão fácil assim. Há alguns critérios a serem seguidos se você quer ser rastreado, como o de não produzir conteúdos e páginas em flash, por exemplo.

Esse formato de conteúdo impede a leitura do Google. Por isso, escreva conteúdos na linguagem padrão de HTML e tenha uma boa organização nas palavras. Faça tudo para que seu site seja reconhecido em todos os sites de pesquisas.

2- Indexação

Após o algoritmo do Google ter rastreado o seu conteúdo ou seu site, ele vai indexá-los ao seu site de pesquisas. Esse processo também é chamado de Indexing.

Isso significa que, se o algoritmo percebeu a existência de um novo conteúdo e estiver tudo ok com seus critérios de legalização, automaticamente o seu site vai ser direcionado para a página de pesquisa do Google!

Mas ok, sabemos que o mais importante não é ser indexado, mas sim, ser bem ranqueado ou posicionado.

É claro que é interessante ver que seu site está em alguma posição do buscador, no entanto, também é preciso saber que a maioria dos usuários do Google não chegam nem a acessar a sua segunda página de pesquisa.

Por isso, vamos ver como funciona o processo de ranqueamento no próximo tópico. Confira!

3- Rankeamento

Por último, após o algoritmo do Google indexar o seu site em sua página de busca, é a hora mais importante: verificar qual o nível de relevância do seu conteúdo ou página e então, de acordo com seus critérios, posicioná-la em alguma das páginas.

Esse posicionamento pode ser muito bom, e você estar na primeira página, ou ir evoluindo ao longo das manutenções realizadas no texto ou com o aumento da relevância do conteúdo por partes externas.

Se você escreve sobre fita de led, por exemplo, em uma época em que o assunto não é popular, seu texto também não terá muita procura e, consequentemente, também não será visto como um conteúdo relevante.

No entanto, se chegar um momento em que o produto se tornar muito popular, é possível que seu site alcance uma melhor posição. Não podemos afirmar nada, pois além desse critério, existem diversos outros, como:

  • Velocidade do carregamento da sua página;
  • Experiência do usuário na navegabilidade do conteúdo;
  • Uso adequado das palavras-chave;
  • Responsividade, ou seja, fazer com que seu conteúdo seja acessado facilmente por qualquer dispositivo;
  • Boa estratégia de link building;
  • Entre outros.

Tenha uma página relevante e se destaque

Ao longo do post, ficou claro que ter um site bem posicionado na página de pesquisa do Google é o sonho de qualquer profissional e empresa.

Com um conteúdo com um bom rankeamento, o negócio pode atingir novos patamares, encontrar novos clientes, receber mais tráfego em sua página e se tornar mais conhecido pelo seu público.

Existem inúmeros benefícios, no entanto, para que isso aconteça, é essencial atender a todos os critérios do algoritmo do Google e estar por dentro de todas as atualizações desse sistema.

Agora que você já sabe tudo sobre o algoritmo do Google e como funciona o seu processo de ranqueamento, o que acha de desenvolver alguma estratégia e se tornar um grande player em sua página de busca? Gostou do post?

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Rolar para cima
Clique para entrar em contato conosco!