Blog do Marketing

Apesar de o sonho de abrir um negócio estar se tornando cada vez mais popular, não é novidade que empreender exige muito mais do que ter coragem e uma ideia em mãos. É preciso também ter muito planejamento, dedicação e esforço

Dentro da rotina de uma companhia, é necessário administrar as finanças, gerenciar colaboradores e suas respectivas atividades, lidar com problemas operacionais e estratégicos, entre outros.

Imagine, por exemplo, que uma indústria de sacola TNT está com problemas na negociação com seus fornecedores, por exemplo.

Com resultado, isso pode impactar negativamente nos pedidos recebidos, número de vendas e até mesmo na própria satisfação dos consumidores da empresa.

Ou seja, ser dono do próprio negócio, se não for bem planejado, pode levar muitos empreendedores a enfrentarem frustrações e dores de cabeça.

Pensando nisso, nós selecionamos neste post algumas dicas que você precisa saber antes de abrir o seu próprio negócio. Quer saber mais sobre tudo isso? Então não deixe de nos acompanhar neste conteúdo! Vamos lá?

Identifique o segmento correto

Antes de abrir um negócio, um dos passos mais importantes é analisar qual será o seu segmento de atuação.

Nesta etapa, vale levar em consideração que alguns segmentos podem estar sendo impactados negativamente por fatores externos.

É o caso do impacto da pandemia gerada pelo novo coronavírus, também conhecido como Covid-19, em alguns setores, como os que prestam serviços de divisórias para escritório, por exemplo.

Em outras palavras, tome cuidado com as barreiras e influências externas e saiba qual segmento se mostra realmente viável diante dos quadro ou situações atuais.

É importante ter ajuda para abrir um negócio

Outra situação que fazem muitos empreendedores se desesperam no momento de abrir um negócio é tentar realizar todos os processos sozinhos.

Afinal, abrir um negócio é um processo que demanda muita responsabilidade e complexidade. Por isso, a melhor opção para que cada etapa seja um sucesso é ter sócios e uma equipe preparada para receber atividades específicas.

Além disso, também é muito importante contar com a ajuda de contadores, advogados e profissionais que facilitam o processo de abertura de empresa.

Esses especialistas irão te mostrar os melhores caminhos, seja para a retirada de documentações como avcb bombeiros, ou para a escolha do melhor regime tributário.

Atenção ao ponto comercial do seu negócio

Por fim, mais uma dica essencial para planejar antes de abrir o seu negócio é ter cuidado ao escolher o seu ponto comercial.

Especialmente se você irá montar uma loja ou restaurante que lida diretamente com os clientes, é fundamental analisar todos os fatores que contribuem para o sucesso nas vendas da sua empresa.

Investigue a concorrência, conheça o perfil e preferência dos seus clientes e não use apenas a intuição, mas sim, dados, estatísticas e todas as referências necessárias.

Agora que você já sabe dos principais fatores para planejar antes de abrir o seu negócio, o que acha de seguir essas dicas e ter sucesso? Gostou do post? Conta pra gente!

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Compartilhe