O mundo com telas: conheça as novas tendências de comunicação

Não é de hoje que ouvimos falar sobre as previsões e sobre as novas tendências para o futuro, não é mesmo?

Afinal, a maior parte das coisas previstas para o futuro já estão prestes a acontecer, ou já estão.

Uma das maiores mudanças previstas está relacionada com a comunicação entre as pessoas e empresas. Muitas esperam coisas diversas, como a substituição dos departamentos de comunicação, ausência de relacionamento entre as pessoas, entre outros.

E pensando nisso, nós elaboramos esse post para explicar quais são as novas propostas mais aguardadas e quais são as mais preocupantes sobre a comunicação e o relacionamento por meio da tecnologia.

Quer saber mais como serão as tendências de comunicação e interação daqui a alguns anos? Então não deixe de ler esse post e nos acompanhe também nos próximos conteúdos relacionados ao assunto! Vamos nessa?

Primeiro de tudo, o que é a inteligência artificial?

Se você está por dentro das notícias sobre tecnologia, então sabe que a inteligência artificial está dominando grande parte dos segmento.

Especialmente entre as indústrias, a inteligência artificial está sendo utilizada para otimizar muitas tarefas e atividades.

O robô industrial é um exemplo. Por sua vez, ele utiliza a inteligência artificial para se mover e realizar tarefas programadas. Mas, o que seria o conceito através da inteligência artificial?

Basicamente, a inteligência artificial, ou apenas AI, se trata de métodos para robotizar máquinas, equipamentos e processos diversos. Ela é uma nova tecnologia que estuda, implementa e desenvolve mecanismos autônomos.

De outra forma, a inteligência artificial cria dispositivos que realizam tarefas de maneira inteligente, como raciocinar, solucionar problemas, perceber, entre outros.

Pense, por exemplo, que você tem uma indústria que produz célula de carga. Com a inteligência artificial aplicada nesse ambiente, os processos para a fabricação do produto poderão ser substituídos apenas por máquinas e equipamentos, ausentando qualquer pessoa que esteja nas linhas de produção.

Dessa forma, o trabalho humano pode até mesmo ser dispensado de realizar tarefas operacionais e ser mais presente no lado estratégico.

Se você acha que a inteligência artificial é uma coisa muito inovadora, vamos te mostrar agora que ela já está presente no cotidiano de muitas pessoas e até provavelmente no seu também. Confira abaixo!

Smartphones

Os celulares na modernidade são um dos primeiros a utilizar a inteligência artifical em seus mecanismos.

Um bom exemplo são os assistentes virtuais. Você já conversou com seu smartphone ou perguntou como está o clima hoje?

Pois saiba que, por meio da criação dos últimos modelos de celulares, é possível saber de diversas informações apenas se comunicando com eles.

Até mesmo o Google possui seu sistema de assistente virtual, conhecido como Google Now.

A partir dele, você consegue saber inúmeras informações, e ele também consegue armazenar e saber dados sobre você, como seu nome, data de nascimento, aniversário, quem são seus parentes, entre outros.

Outros assistentes virtuais não estão presentes em celulares, mas na própria casa de muitos moradores. Existem alto-falantes sem fios comandados por voz, que são capazes de interagir por voz, reproduzir músicas, fazer listas de tarefas, definir alarmes, podcasts de transmissão, fornecer informações de tempo, entre outros.

Chatbot: o mais esperado nas tendências de comunicação

Outra das tendências de comunicação são os Chatbots. Você já ouviu falar nele? De uma forma simples, o Chatbot  é um software que emite mensagens programadas, com a finalidade de se comunicar e solucionar diversas dúvidas de clientes.

Os modelos mais antigos de Chatbot eram dados por telefone. Se você acessar seu banco, por exemplo, você pode começar a escutar uma “voz robotizada” do autoatendimento inicial. Essa voz são justamente os Chatbots prestando um atendimento programado.

Essas ferramentas são muito úteis para otimizar a comunicação de empresas e e-commerce. Imagine que você queira comprar fita de led para decorar sua residência, por exemplo, mas não sabe como aplicá-la e quais as instruções do produto.

Por meio do Chatbot, você pode ter uma conversa por chat e saber de todas as informações possíveis sobre o produto. Assim, não será necessário entrar em contato com a empresa ou pesquisar sobre as informações adicionais.

Levantamentos sobre as tendências de comunicação

Como dissemos no início do post, muitas pessoas acreditam em situações diferentes sobre o avanço dessas tecnologias nas tendências de comunicação entre pessoas e empresas.

E por essa razão, muitas também acabam criando diversas suposições diferentes a respeito do futuro.

Sabemos que não é possível saber com clareza o que vai acontecer, no entanto, muitas empresas levantaram estudos diversos para termos um parâmetro a mais sobre o futuro! Por isso, veja quais são os estudos levantados sobre as tendências de comunicação:

1- Chatbots irão dominar a comunicação entre empresas e clientes?

A empresa Garnier Institute ficou interessada em saber se é possível os Chatbots dominarem a comunicação entre empresas e clientes, e por essa razão, levantou um estudo sobre o caso.

Como resultado, a previsão é que, até 2022, 72% das interações entre cliente e empresa sejam conduzidas por chatbots, entre outros mecanismos robotizados.

2- Enquanto a Inteligência Artificial, ela poderá substituir o trabalho humano?

Segundo o McKinsey Global Institute, a tecnologia nos dias de hoje já permitem que os mecanismos robotizados realizem metade das tarefas das atividades de um ser humano.

A maior parte dessas tarefas dizem respeito às atividades operacionais, como cozinhar, limpar e produzir, por exemplo.

Além disso, outra pesquisa foi realizada pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), em 32 dos 37 dos seus países-membros.

Por fim, o resultado foi que quase um em cada dois empregos provavelmente será afetado pelos mecanismos automatizados.

Essas e outras tendências na comunicação indicam que acontecerão diversas revoluções. O que podemos fazer é nos preparar e nos manter atualizados, pois assim, poderemos obter sucesso em nossos objetivos, independente dos acontecimentos externos!

E você, o que acredita em relação às novas tendências de comunicação? Gostou do post? Deixe seu comentário! Nós queremos saber sobre sua opinião.

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Compartilhe

Comments are closed.

WordPress Image Lightbox Plugin