No que o mundo da robótica está impactando o marketing digital

No que o mundo da robótica está impactando o marketing digital

Já faz alguns anos que a inteligência artificial vem ganhando espaço nos mais diversos setores industriais e, um que vem se destacando é o marketing digital. Isso tem um motivo bem claro: as pessoas estão cada vez mais inseridas no meio digital. É difícil encontrar alguém que não possua redes sociais e que não tenha comprado, pelo menos um vez, algum produto por meio online.

Esse procedimento já é utilizado em locais como bancos, hospitais e fábrica de automóveis. Agora, se tratando de marketing digital, a IA se destaca ao conseguir apontar grandes melhoras em grandes empresas como a Google.

Dentro desse cenário, podemos destacar a revolução nos anúncios. Dentro desse segmento, novos algoritmos estão sendo desenvolvidos com o objetivo principal de otimizar as formas de criar e consumir publicidade.

E se tudo isso pudesse ser considerado uma novela, com toda certeza os robôs do marketing seriam definidos como os protagonistas nessa nova jornada de automação de campanhas. 

Isso porque, os algoritmos tem força o suficiente para realizar diversos testes com variações de anúncios. Só irá vigorar aquele que mais se destacou dentre todos. Assim, sua campanha torna-se muito mais certeira, apresentando grandes resultados.

A realidade é que o crescimento desse novo método de otimização de campanha por meio do robô industrial tem impactado diretamente a vida de profissionais que trabalham nessa área. 

Os robôs de anúncios, que podem ser considerados um bot, são responsáveis por otimizar e testar várias formas de anúncios, já que com o machine learning o algoritmo vai se aperfeiçoando ao decorrer do tempo. 

Mas você deve estar se perguntando nesse momento: e como ficam a situação dos funcionários que atuam com marketing? Fique tranquilo! 

Os robôs de marketing atuam apenas com as partes mais automatizadas, ainda é preciso de um especialista para ficar responsável por todo o contexto que envolve a criação de uma campanha, como estudo de público, segmentação e a parte principal: criatividade e estratégia.

Pensando nisso, produzimos um artigo para deixar claro para você no que o mundo da robótica está impactando o marketing digital. Vamos nessa?

É importante conhecer empresas que trabalhem com robôs de marketing

Como em qualquer coisa que vivemos, é fundamental que você tenha conhecimento das empresas que já atuam com esse tipo de IA  para que possa adotar essas práticas e consiga, assim, entrar no segmento e se informar melhor sobre as tecnologias que precisa utilizar.

A realidade é que poucas agências que trabalham com marketing digital têm disponibilizado materiais que servem de grande ajuda para aqueles que ainda não utilizam os robôs do marketing e pretendem utilizar.

Quanto mais você estiver por dentro desse segmento e saber como utilizá-los, maiores são as chances de conseguir utilizá-los de modo correto e eficiente.

Fique informado sobre as novas ferramentas

É bem verdade que conhecer as tecnologias que serão tendências de marketing é mais que fundamental para que você consiga dar o pontapé inicial, e deixar seus concorrentes para trás. Pense comigo: você resolve abrir uma empresa segmentada na venda de pergolado de madeira com deck

Com o passar dos anos e com novas tecnologias surgindo, você decide mantê-la sem nenhuma melhoria. Isso provavelmente faria seu empreendimento desatualizar e perder espaço para concorrente.

Existem diversas novas ferramentas no mercado, mas uma que vêm se destacando é o robô de adwords, que realiza otimização de campanhas, reduzindo o CPC e atingindo um público maior.

A inteligência artificial precisa ser implementada no marketing

Uma coisa é certa dentra da sua empresa: a IA permitirá que gestores de marketing criem projetos de alta performance. Há muitas possibilidades, como citar o aumento da eficácia em mídia programática, SEO e target advertising. 

Mas é claro que os consumidores têm sua função em tudo isso. Eles podem servir de  assistentes virtuais como conselheiros em decisões de compra. Essa interação poderá ser feita com sistemas do tipo cognitivo, via smartphones, wearables ou qualquer outro dispositivo via IoT – ou Internet das Coisas. 

É importante deixar as decisões o mais simples possível 

A verdade é que hoje é difícil identificar alguém que não utilize a internet, não é mesmo? Com isso, novos dados são gerados e coletados para a análise da IA. Esses dados podem revelar informações como as necessidades do usuário, comportamentos, e ações futuras. 

Vamos ser sinceros: o marketing pode ser otimizado para fornecer a informação mais relevante. A verdade é que o alcance das mídias sociais também revelam informações pessoais sobre o prospect, tornando fácil para os profissionais do marketing criarem campanhas direcionadas.

Se destaque diante os concorrentes

A grande dificuldade encontrada pelos novos empreendedores é a pouca possibilidade de competir com empresas já instaladas no mercado, principalmente levando em conta a diferença de orçamento e tempo de serviços prestados.

A gente já conhece como o marketing tradicional atua né? Estão presentes na TV e rádio, normalmente, e podem custar mais caro quando se deseja obter um posicionamento efetivo.

Por esse motivo, investir em estratégias de marketing digital são mais acessíveis. E, para empresas que estão começando isso é fundamental. Porque permite que essas empresas possam ganhar mais visibilidade.

Ou seja, isso permite que os pequenos negócios encontrem e se conectem a novos públicos, para oferecer seus produtos e serviços.

E possibilitar que as empresas possam competir por espaço no mercado da mesma forma é um ponto muito positivo do marketing digital. Nesse contexto, sua empresa pode se destacar e se tornar referência em placa de circuito impresso, mesmo diante uma empresa do mesmo segmento que está a mais tempo no mercado.

É importante ter muito claro em mente que esse tipo de tecnologia pode ser inserido nos mais diversos segmentos que trabalham com marketing digital. Isso porque é evidente que atualmente, as empresas estão se modernizando e sendo inseridas no meio digital. Um empreendimento sem site e vendas online, perde muito espaço no mercado e não se destaca da concorrência.

Esse texto foi produzido por Iago Martins, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

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