Marketing estratégico: baixo investimento e bons resultados

O marketing hoje é visto como mais do que um simples acessório da comunicação. O primeiro passo para criar campanhas bem sucedidas é, com metas bem definidas, ter um bom planejamento estratégico.

Quais as melhores maneiras de chegar no seu possível consumidor? Pode ser que seja por meio das mídias digitais, através das redes sociais, blogs, seu próprio site ou então SMS e e-mail marketing.

O importante é que a sua mensagem e a sua marca chegue no receptor principal: aquele que tem interesse na compra e em fechar negócios.

Faça o seu planejamento

Algumas etapas devem ser seguidas quando se pensa no marketing estratégico. As principais delas são:

  • Objetivos claros;
  • Concorrência e novas tendências;
  • Cronograma de ações;
  • Trabalho em equipe;
  • Análise de resultados.

Desde o princípio, é importante que você tenha objetivos e metas bem claros. Apenas dessa forma você conseguirá tomar as decisões certas para que tudo seja cumprido. Não adianta, nesse momento, ser genérico e tentar abraçar todas as possibilidades. É importante ter foco para que, aos poucos, o seu negócio vá crescendo.

Outro ponto é estudar a concorrência, como também as novas tendências. A intenção nunca é copiar algo e replicar ideias, mas sim se inspirar nelas para criar a sua própria marca ou campanha.

Quanto a definir um cronograma de ações, você deve definir as suas prioridades e criar um calendário para campanhas e ações de marketing. Não adianta você estar presente nas redes sociais, por exemplo, para falar dos benefícios de ter um plano dental apenas uma vez por mês ou em grandes períodos espaçados de tempo. É preciso ter constância nas suas publicações.

Dessa forma, também, você consegue colocar prazos mensuráveis que devem ser cumpridos para a sua equipe. Não basta quantificar, por exemplo, quantos posts deve ter naquela semana, mas já definir previamente quais dias e horários serão publicados. Tudo isso ajuda para que as pessoas lembrem de você e da sua marca. O que nos leva ao próximo ponto.

Trabalhar em equipe é crucial quando se trabalha com marketing, principalmente porque há uma grande probabilidade de que cada elemento da equipe foque em projetos diferentes: pesquisa, redação, design, monitoramento, publicidade, entre outros. 

Mais do que isso é importante que você, enquanto gestor, esteja bem alinhado com a equipe. Os seus funcionários precisam saber quais são as suas metas, o que é prioridade, onde eles devem focar.

Por fim, é crucial fazer uma análise dos resultados. Você está chegando aos resultados que você estava buscando? 

Conteúdo que faz sentido

Desde que uma estratégia é feita, é essencial manter o foco. Ter um roteiro das ações para seguir e adequar ao planejado. Lembra daquele cronograma, falado anteriormente? É importante segui-lo.

Para o calendário das campanhas, é significativo que, não apenas tenha publicações e ações periódicas, mas também que elas façam sentido e conversem entre si. Também é interessante quando há um sequenciamento de ideias.

Por exemplo, em um dia você pode falar sobre como o sorriso é a porta inicial para primeiro contato e para um bom relacionamento com outros. Na postagem seguinte, sobre a importância da saúde bucal. Em um terceiro, sobre plano dental e como fazer para tê-lo.

É uma estratégia interessante não falar apenas do produto que você tem a oferecer, mas também fazer o seu consumidor entender o por quê precisa dele.

Outro bom plano é investir em SMS e e-mail marketing. Por ser um baixo investimento, você consegue também estar presente no dia-a-dia do seu comprador, fazer com que ele lembre da sua empresa e da sua marca e também fechar negócio. 

Por que não mandar novas promoções que a sua empresa tem através desse método? Seja de roupas, de campanhas, de planos de saúde ou plano dental. O importante é informar o seu público que você está oferecendo essa oportunidade a ele, de uma forma que pareça ser imperdível.

Resultado final

Ao analisar os seus resultados, é importante perceber na totalidade das suas estratégias se foi bem-sucedido. O seu conteúdo está chegando no seu público-alvo? Você está fechando negócios? 

Nesse momento, é importante acertar, e talvez até mudar, as estratégias caso não esteja ocorrendo conforme o esperado. Mas tenha em mente que o marketing estratégico é um processo de médio a longo prazo. Possivelmente os seus resultados não vão chegar na primeira semana. 

É preciso ter paciência e manter o foco. Os resultados vão chegar, porque você estudou e criou estratégias para que isso acontecesse. Seja para divulgar a sua nova loja, para colocar um novo produto no mercado, para fechar negócios como plano dental ou um novo software para outra empresa.

E agora? Você se sente pronto para investir em uma boa estratégia de marketing, com baixo investimento, mas que te traga bons resultados? Talvez essa experiência seja até melhor do que você esperava!

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