Marketing digital x marketing tradicional: aprenda qual é o mais adequado para o seu negócio

A diferença entre o marketing digital e o tradicional passa pelo planejamento, elaboração e divulgação da estratégia de marketing da empresa. Em contrapartida, o maior ponto em comum é que as duas visam alcançar o mesmo objetivo: vender!

Porém, enquanto o marketing tradicional procura despertar o desejo do público-alvo explorando o imaginário do consumidor e expondo as características do seu produto ou serviço de maneira direta, o marketing digital possui formas variadas de atuação.

Fora isso, os veículos de trabalho dos dois também são diferentes. Enquanto o marketing tradicional é visto em meios de comunicação em massa, como rádios, tv’s e outdoors, o marketing digital é inteiramente realizado na internet. 

Considerando esses aspectos, separamos este conteúdo falando sobre o marketing e sua importância para que você busque a estratégia mais adequada para o seu negócio. Confira!

Saiba qual o objetivo do marketing

De forma resumida, o objetivo do marketing tradicional é conquistar a atenção dos potenciais clientes de uma forma direta. Sua abordagem se baseia em interromper as atividade diária das pessoas chamando atenção para o que quer oferecer.

Por exemplo, comerciais de tv, outdoors nas estradas e anúncios nas matérias de revistas. Em todos eles a pessoa está realizando alguma tarefa, seja ela dirigir ou assistir algum programa, e o anúncio surge no meio disso.

Com o passar do tempo a necessidade das empresas de conquistar novos clientes de diferentes formas, aliada à popularização da internet e dos aparelhos digitais, como os smartphones, surgiu uma nova forma de trabalhar com marketing; o marketing digital!

Enquanto o marketing tradicional apresenta o seu produto com a intenção de gerar desejo, o marketing digital, entre as diversas formas de ser trabalhado, pode ser usado como uma forma de atrair, converter e encantar os clientes.

Isso significa que o caminho é inverso, e por meio do marketing conhecido como “marketing de atração” a empresa não corre atrás do cliente, pois ela o seleciona, qualifica e prepara para o momento da venda!

Ou seja, para exemplificar, se você trabalha com aluguel de ferramentas, como serras, máquina de solda, máquina de corte a laser e etc, ao invés de diversas propagandas para atrair as pessoas, o que você faz é divulgar sua marca e qualificar seu público-alvo até que se tornem clientes. 

Aprenda as formas de trabalhar com marketing

Para divulgar alguns dos seus serviços você deve escolher previamente a estratégia que deverá adotar. Se seu negócio é uma lavanderia industrial ou uma mercearia, um salão de beleza ou petshop, enfim; o planejamento é essencial para o funcionamento da estratégia.

Principalmente porque o marketing tradicional ocorre em meios tradicionais e dificulta um tipo de publicidade personalizada. Por exemplo, um comercial de tv passa durante o intervalo de algum programa e apresenta o produto por meio de imagens e sons.

De modo geral, a linguagem é bem genérica, pois deve atingir o potencial máximo de possíveis clientes. Por outro lado, pensando em uma estratégia diferente, por exemplo, o uso de SMSs, podemos destacar sua efetividade. 

Esse é um meio de comunicação assertivo para falar sobre promoções ou fazer convites de novos produtos e serviços. O principal é que, por meio dele, sua mensagem pode ser personalizada.

Essa personalização suaviza a imagem de uma propaganda, pois receber uma mensagem com seu nome e um convite é, na maioria das vezes, mais agradável que uma voz falando abertamente com todos que possam ouvir, não acha?

Essa segmentação é muito utilizada no marketing digital, nas estratégias de email marketing, por exemplo. O email é emitido de maneira personalizada, criando uma imagem de cuidado e importância do cliente com a empresa. 

Melhore seu negócio com uma boa estratégia de marketing

Ao longo deste conteúdo falamos sobre o marketing e algumas formas que pode ser trabalhado. O marketing digital e o tradicional têm o mesmo objetivo, porém atuam de formas distintas.

Cada um é eficiente à sua maneira, e é função da gestão empresarial considerar o mais adequado ao seu público-alvo e tipo de produto fornecido.

Entender essa estratégia é algo importante para a sua empresa! Além de impulsionar as vendas é possível atrair novos clientes para o seu negócio.

Esses novos clientes significam novos novos negócios fechados, impulsionando as vendas da empresa e aumentando o seu lucro. 


Esse artigo foi escrito por André de Angelo, redator do
Soluções Industriais

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