Marketing digital para pequenas empresas: é possível?

O mercado de trabalho, independentemente do segmento, nada mais é do que uma eterna corrida – com percalços, desafios e concorrentes – em busca de bons resultados, não é mesmo? Isso também acontece, quando exploramos uma estratégia de marketing digital para pequenas empresas!

Podemos fazer, então, uma alusão ao mundo corporativo com o desenho Corrida Maluca, em que todos os personagens davam o seu máximo para conquistar o título de Corredor Mais Louco do Mundo. Para chegarem lá - lançavam mão de inúmeras artimanhas.

Não seria exagero trazer esse contexto para a nossa realidade profissional e comparar as empresas aos corredores e algum triunfo à vitória, não é mesmo?

Uma boa estratégia de Marketing Digital, também chamada de Inbound Marketing, pode ser uma grande aliada de pequenos negócios – que muitas vezes não têm a mesma possibilidade de investimento das grandes – para chegarem ao pódio.

Se o Dick Vigarista e o Muttley tivessem preparado armadilhas certeiras (ou seja, adotado uma boa estratégia) e focado na chegada em vez de perderem seu tempo construindo obstáculos para seus adversários, não teriam ocupado o último lugar tantas vezes.

Veja, abaixo, por que e como adotar uma estratégia de Marketing Digital.

Marketing Digital

Vantagens de uma boa estratégia de Marketing Digital

1. Você ganha visibilidade gastando pouco

Muitos potenciais consumidores estão conectados à internet. E convenhamos que marcar presença online é muito mais ágil – e barato – a anunciar o seu produto no rádio, na TV, no jornal ou em um outdoor.

Seu negócio pode se destacar ao ter um bom desempenho nas redes sociais (como Facebook, YouTube, Twitter e LinkedIn) ou ao estar bem posicionado na busca do Google, por exemplo.

O Peter Perfeito do desenho fez isso bem, pois a imagem de garoto propaganda – que passava uma boa impressão, o mesmo que as redes sociais podem fazer – o garantiu algumas vitórias.

2. A personalização do conteúdo pode te fazer sair na frente

A estratégia de Marketing digital pode ajudar a sua empresa a segmentar o seu público. Ou seja, a oferecer um conteúdo alinhado aos hábitos e interesses do consumidor potencial.

Se lembra do veículo pilotado pelo Barão Vermelho que, graças à sua assertividade na personalização do carro (que mais tinha cara de avião), lhe rendeu a vitória algumas vezes?

3. Uma integração eficaz das ferramentas pode te levar longe

Saber aliar bons recursos a bons conteúdos pode trazer ótimos resultados. Uma integração inteligente das ferramentas que a estratégia de Marketing Digital oferece pode ser um diferencial para a sua performance.

E, como já falamos, com pouco dinheiro é possível fazer muito (assim como a quadrilha dos gangsteres que, mesmo com pouco espaço, se ajeitavam dentro do carro e, às vezes, chegavam em primeiro lugar).

4. É possível medir resultados

O professor Aéreo se dava bem quando conseguia fugir das armadilhas do Disk Vigarista. Medir resultados pode fazer o mesmo pelo seu negócio: ao entender que tipo de iniciativa funciona, é possível economizar tempo e ser mais assertivo em suas campanhas. Assim, ter retornos cada vez mais positivos.

Como colocar a estratégia em ação

1. Identifique as oportunidades

O Dick Vigarista aproveitava as oportunidades de trapacear seus adversários criando armadilhas e sempre se dava mal.

Você pode fazer o contrário e usar a estratégia de Marketing Digital a seu favor: entenda em quais ambientes online pode atuar e com que tipo de conteúdo. Se necessário, conte com o serviço de empresa especializada no assunto.

2. Tenha organização

As estratégias são muitas, mas é importante saber qual é a melhor para o seu negócio. Portanto, faça uso de ferramentas que podem te ajudar nesse sentido.

O Google Suite é um bom exemplo. O recurso permite que você crie um e-mail corporativo e centralize os documentos mais importantes em um só lugar, facilitando a integração da sua gestão.

3. Capriche no visual

Faça como a Penélope e valorize a aparência: a sua identidade visual é uma porta de entrada muito importante para potenciais clientes.

Por isso, é fundamental que a imagem transmitida seja positiva, atraente e esteja alinhada aos seus propósitos. É a primeira impressão que fica, afinal, não é?

E você? Tinha um competidor preferido conte para a gente nos comentários agora mesmo?

E para ficar por dentro de como fazer uma estratégia de marketing digital assertiva continue acompanhando as novidades do nosso blog e fique atento às dicas que podem te ajudar a ser um vencedor.

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