Marketing digital: como mensurar os resultados além dos likes

Realizar alguma campanha de marketing, sem saber, ao menos, quanto a mesma irá trazer de retorno e o prazo para isso, pode ser o início de um prejuízo severo para a organização.

Afinal, o mercado está cada vez mais acostumado a investir de forma expressiva em ações, tendências arriscadas e campanhas inovadoras sem mensurar realmente as suas viabilidades.

Como resultado, as empresas estão sempre pagando, no entanto, não veem resultados sólidos.

No entanto, felizmente esse cenário está mudando com algumas estratégias e análises eficientes do marketing digital.

A internet é o reino de toda informatização e mensuração. Dentro dela, é possível registrar, acompanhar, gerenciar, medir e verificar a verdadeira eficácia de uma estratégia.

Se você tem uma empresa que vende carroceria de madeira, e deseja aumentar as suas vendas, por exemplo, então por meio do marketing digital, é possível prever os resultados de cada uma das suas ações e ainda saber como foi o desempenho e quais pontos podem melhorar.

E pensando nisso, nós elaboramos este post para te explicar como é possível mensurar os seus resultados e fazer estratégias de marketing digital mais eficientes e que garantam resultados. Quer saber mais sobre tudo isso? Então não deixe de nos acompanhar neste post! Vamos lá?

O que usar para mensurar os resultados?

Há diversas formas existentes dentro da internet que podem ser utilizadas para mensurar os resultados de uma campanha. Essas formas vão muito além dos likes ganhos em uma publicação das redes sociais. Veja abaixo quais são elas:

Leads gerados

A primeira forma de ampliar o norte da sua organização nas estratégias de marketing digital é por meio dos leads gerados. Por sua vez, leads são potenciais clientes interessados em seus produtos e serviços.

Quando você realiza uma estratégia para captar novas pessoas interessadas, é possível realizar uma medição eficiente de quantas pessoas entraram para a sua base de leads, e assim, descobrir mais sobre quais os tipos de campanhas e conteúdos que essas pessoas mais se interessam.

Retorno sobre Investimento (ROI)

O ROI é uma métrica utilizada no marketing digital com o objetivo de descobrir se uma ação é realmente eficaz. Em outras palavras, ela mostra o retorno financeiro da determinada estratégia.

A fórmula para o cálculo do ROI é assim: (Lucro da ação – Custo da ação)/Custo da ação. Já para saber o percentual, basta multiplicar por 100.

Se uma empresa de broca de aço rápido realizar uma ação de marketing, com essa métrica, ela vai conseguir avaliar quais os investimentos que realmente valem a pena, além de comprovar a eficiência da estratégia!

Custo por Clique (CPC)

Basicamente, o CPC é uma das maneiras de cobrança utilizado pelas plataformas de anúncio na web, como Google Adwords, Facebook e Instagram Ads.

Normalmente, quando menor for o CPC da sua estratégia, menos você estará gastando para atrair um lead. Em uma empresa de caixa de contenção de água, por exemplo, o CPC ajuda a equipe de marketing a elaborar as melhores campanhas, que gerem resultados, mas pelo menor custo possível.

Agora que você já sabe quais as maiores formas de mensurar seus resultados por meio das ações de marketing digital, o que está esperando para aplicar essas dicas agora mesmo e obter sucesso?

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

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