Estratégia de marketing de conteúdo: 7 dicas para criar uma!

No War, uma estratégia de jogo é fundamental para ser o grande vencedor da partida. Qual a melhor hora para colocar seu exército em posição de ataque? É aí que entra uma boa estratégia de marketing de conteúdo!

É muito fácil trazer a tática do jogo para o mundo dos negócios: com um marketing digital bem feito, suas vendas podem crescer e sua empresa pode ir ainda mais longe.

E por isso se ouve falar tanto em estratégia de marketing de conteúdo, que nada mais é do que produzir conteúdos de marketing digital assertivos para o seu público-alvo.

Isso permitirá que você conduza todo o processo de compra e atraia, de forma orgânica, potenciais consumidores para o produto que você oferece. Gerar visibilidade e autoridade para a sua marca são só alguns dos benefícios de um processo de marketing digital bem estruturado.

Veja abaixo algumas dicas.

1. Defina a persona para a sua estratégia de marketing de conteúdo

Ou seja: conheça o seu público-alvo. Buyer persona é o nome que se dá ao perfil dos seus possíveis consumidores. Basicamente, é a soma das características dessas pessoas que resultam na persona: alguém que representa o consumidor perfeito da sua empresa.

Encontrar os principais pontos em comum da sua atual cartela de clientes é uma boa forma de começar. Conheça seus hábitos profissionais, o tipo de informação que ele consome (e por quais meios), suas dores e os principais assuntos que o interessam.

2. Estabeleça a jornada de compra

Essa é a hora que você define o marketing de conteúdo mais adequado para cada etapa em que está o seu cliente em potencial, de acordo com desafio ou oportunidade que ele identificou. A jornada de compra do cliente se divide em:

1. Aprendizado e descoberta;

2. Reconhecimento do problema;

3. Consideração da solução;

4. Decisão de compra.

3. Entenda por qual tipo de conteúdo começar

Antes do seu potencial cliente virar efetivamente um consumidor, é necessário atraí-lo.  O conteúdo isca, por exemplo, é aquele que exige o preenchimento de um formulário de contato para disponibilizar determinado material.

Outra opção são os materiais sem conversão, como posts de blog, que primeiro tornam o seu negócio interessante e dão credibilidade para a sua empresa.

Conteúdos isca:

- Dicionários;

- ebooks;

- Enquetes;

- Ferramentas;

- Kits;

- Planilhas;

- Templates;

- Webinars e seminários;

Conteúdos gratuitos (sem conversão):

- Central de ajuda;

- Dúvidas frequentes;

- Posts de blog;

- Estudos de caso.

4. Crie conteúdos que sejam coerentes com a jornada de compra e a persona

Ao definir o tema do conteúdo que você vai oferecer, é necessário levar em conta o perfil traçado para a persona e, claro, seguir a lógica da jornada de compra.

Por exemplo, se você vai escrever um texto para o João, que está na etapa de Reconhecimento do Problema e percebeu que tem problemas na organização do estoque de um e-commerce, você pode escolher um blog post que fale sobre como organizar melhor o estoque de um negócio online.

5. Tenha um calendário de divulgação

Como você já percebeu, planejamento é tudo. Portanto, crie um calendário de marketing de conteúdo, mesmo que simples. Defina a quantidade de blog post por semana (que vai convidar o público-alvo para acesso ao site, para alavancar o tráfego) e pondere a periodicidade para a divulgação de um conteúdo rico (aquele que vai pedir ao leitor o preenchimento de um formulário). E, portanto: defina temas, responsáveis e datas.

6. Promova o fluxo de acessos aos conteúdos

Para o marketing de conteúdo funcionar bem, é importante promover o conteúdo que você produz. Ao estabelecer campanhas que serão divulgadas em redes sociais, como Facebook, Twitter ou YouTube, observe a diferença de comunicação entre elas.

Você pode estruturar um conteúdo que vá incentivar o compartilhamento entre os usuários, como enquetes.

Também, para uma boa estratégia de SEO, defina palavras-chave e tente utilizá-la no título do post, ao menos em um subtítulo, URL, descrição e alt-text das imagens.

7. Mensure resultados

Por último, mas não menos importante: entender os resultados é primordial para determinar o melhor caminho a ser seguido. Certo tipo de mídia pode funcionar melhor para a sua persona e você precisa ter números que comprovem isso. Como resultado, o direcionamento do seu marketing de conteúdo será mais assertivo e eficiente.

Quer continuar por dentro dessas e outras informações que podem te fazer ser o vencedor da guerra? Continue acompanhando as novidades do nosso blog e aprenda mais sobre marketing de conteúdo!

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