Por que o Marketing de Conteúdo é essencial nos dias atuais?

Na sua infância, você certamente já se divertiu (ou matutou bastante) tentando deixar todas as faces de um cubo mágico com cores iguais, certo? Nada mais que um quebra-cabeças de três dimensões, a resolução de um cubo mágico exige uma estratégia muito bem elaborada e planejada. Isso não é diferente para os resultados do seu negócio. E sabe o que pode ser o seu melhor aliado para bons números? Um planejamento estratégico de marketing de conteúdo bem feito!

Os números podem provar. De acordo com o resultado da edição de 2017 da pesquisa Content Trends, a maior pesquisa de marketing de conteúdo do país, 71% das empresas brasileiras já lançam mão de uma estratégia de marketing digital para auxiliar na captação de clientes. E mais: 68,9% das que ainda não fazem uso, querem passar a executá-la em breve.

Também segundo um estudo da Demand Metric, os custos das mídias online são até 62% mais baratos se comparados às tradicionais.

Além disso, a pesquisa Local Consumer Review Survey, da BrightLocal, mostra que quase 85% dos consumidores confiam em recomendações pessoais tanto quanto em recomendações online; e 74% das pessoas consideram que as avaliações positivas feitas online as fazem confiar mais em um negócio local.

Sobretudo, as estatísticas provam que uma boa estratégia de marketing de conteúdo pode mesmo ser decisiva para o resultado das suas vendas, não é mesmo?

Abaixo, conheça mais motivos para adotar uma em sua empresa. Vamos lá?

As 7 vantagens de aderir a uma estratégia de marketing de conteúdo

1. É possível segmentar o conteúdo e atingir a pessoa certa

Com uma boa estratégia de marketing de conteúdo, você fala com a pessoa certa, na hora certa. Com a construção da persona, que determina especificamente as características do seu público-alvo.

Portanto, é possível criar conteúdos que irão atraí-las e conquista-las de uma forma mais assertiva.

2. A visibilidade da sua marca cresce

Um bom planejamento de marketing de conteúdo auxilia não só na reputação da sua marca, mas também no quanto ela aparece.

Consequentemente, investir nessa manutenção da marca e entender quais são os melhores meios (e a forma) de comunicar seu produto são fatores diferenciais para o sucesso.

3. É mais barato

Os dados acima já mostraram. Fato é que propagandas tradicionais dão preferência por anúncios em veículos mais caros, como revista, televisão jornais, outdoors, rádio etc.

Além disso, a estratégia é “solta”, ou seja: fala com todo mundo e, ao mesmo tempo, com ninguém. Como resultado, o marketing de conteúdo direciona as informações com base em dados concretos.

4. É possível mensurar dados

O marketing de conteúdo permite a mensuração dos resultados. Ou seja, você entende que tipo de estratégia funciona exatamente para o resultado que você quer alcançar.

Com o indicador de Retorno sobre Investimento (ROI), é possível calcular exatamente quanto você está lucrando ou perdendo em cada um dos investimentos. Isso, além de permitir uma assertividade maior, possibilita que você aplique processos de melhoria contínua que vão ajudar a alavancar o seu negócio.

5. O relacionamento com os clientes melhora

Por meio da jornada de compra do cliente, você consegue estruturar um tipo de relacionamento com o consumidor durante todos os passos da compra.

Isso soma pontos para o seu negócio: além de sair na frente da concorrência e diminuir as chances do cliente ser impactado por ela, você tem mais chances de fidelizá-lo.

6. Aumenta o engajamento de quem importa

Você fortalece a sua presença online e isso atrai novos consumidores. Essa presença pode ser marcada de diversos jeitos, e não só oferecendo o produto da sua empresa em si.

Criar conteúdos que engajam e envolvem potenciais consumidores pode ser um diferencial da sua empresa. Criar enquetes, quizzes ou incentivar o compartilhamento por meio de posts estratégicos, por exemplo, podem ajudar nesse sentido.

7. Você educa o consumidor

Também por meio da jornada de compra, você auxilia o seu potencial cliente na identificação de um problema ou oportunidade em seu negócio.

E o melhor disso: além de ajudá-lo nesse processo de reconhecimento, você tem o produto certo a oferecer para que ele solucione o desafio ou potencialize a oportunidade.

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando mais informações sobre marketing de conteúdo no nosso blog e turbine o seu negócio!

Compartilhe

Comments are closed.

WordPress Image Lightbox Plugin