Mapa de conteúdo: qual a sua importância para a estratégia?

Peter Pan e os Garotos Perdidos bem podiam viver à toa, na Terra do Nunca, mas é profundamente errado dizer que eles não tinham um objetivo. Que o diga o Capitão Gancho e os seus erráticos piratas, que defendiam a todo custo o seu estimado mapa do tesouro. No marketing digital, você é a eterna criança desbravadora, que persegue um tesouro incalculável — a preferência do seu público-alvo — através de um mapa do conteúdo.

Quer saber o que é o mapa do conteúdo, como fazê-lo e seguir as suas instruções até o valioso “x” que marca o local do tesouro? Basta seguir com a leitura deste artigo!

O que é um mapa de conteúdo?

O grande trunfo do marketing digital está no alinhamento das soluções de cada empresa às necessidades, objetivos e desafios do público-alvo. Com isso, o mapa de conteúdo ganha, simbolicamente, a característica de conduzir empresa e cliente ao mesmo lugar.

O funil de vendas é um bom exemplo disso. Afinal, trata-se do mapeamento das necessidades do consumidor em todas as etapas da sua jornada de compra. A questão é que o mapa de conteúdo promove a produção estratégica para impactá-lo na hora certa.

Quais são os benefícios dessa estratégia?

Quando esse alinhamento é seguido à risca, o tesouro fica à vista — tal qual fazem os Garotos Perdidos ao seguirem as pistas deixadas pelo bando de piratas sempre em fuga. Isso se reflete em:

  • maior capacidade de conversão de leads em clientes, ajudando a nutri-los com conteúdos relevantes, em na quantidade e frequência certas, para que o cliente em potencial evolua na sua jornada de compra junto com a empresa;
  • integração relevante entre os conteúdos, permitindo um tráfego mais qualificado, bem como o aumento de audiência;
  • mais usuários são convertidos e chegam à etapa de conversão, gerando uma sinergia poderosa entre os setores de marketing e de vendas;
  • mais capacidade para mensurar a efetividade da produção de conteúdo digital. Por exemplo: você identifica quais produções melhor serviram para a conversão de clientes.

A melhor parte é que não é preciso contar com a ajuda de fadas em miniatura e pós mágicos para conduzir a persona através do valioso mapa de conteúdo — como veremos.

Como criar um mapa de conteúdo?

Pode parecer irônico, mas para criar um mapa de conteúdo eficaz, é necessário mapear os esforços atuais de sua empresa para identificar as melhores oportunidades. Assim:

  • conheça tudo a respeito da sua persona e entenda como funciona toda a sua jornada de compra;
  • certifique-se de que você aplicou — e aplica — corretamente as técnicas de SEO;
  • avalie quais foram os erros cometidos, até aqui, em suas estratégias de atração.

Perceba o quanto isso se traduz em um efeito positivo na criação de um mapa de conteúdo: você já sabe o que funciona e o que foi descartado. Consequentemente, sua estratégia será pautada por investimentos, e não em apostas.

Quais erros evitar na elaboração do mapa de conteúdo?

Peter Pan e os seus amigos nunca se aventuram sem, antes, ponderar o que podem encontrar em terras inexploradas. São essas ciladas que você também deve evitar no seu planejamento de um mapa de conteúdo — e que reunimos para você logo abaixo:

  • procure sempre saber qual é a frequência ideal de postagens, para que o número de visitantes permaneça estável ou aumente, e não seja reduzido pela falta de conteúdos novos;
  • confirme quais ações condizem com um baixo ranqueamento nos mecanismos de buscas;
  • sempre experimente novos CTAs e configurações nas landing pages para testar os melhores resultados.

Nesse último aspecto, atenção para que os conteúdos produzidos não foquem, exclusivamente, no topo do funil. Esse é um erro comum e que muitos empreendedores cometem, porque não conseguem orientar o público-alvo para a etapa seguinte de sua jornada de compra.

No entanto, esse não é o único motivo para isso, e identificar as verdadeiras causas permite que você consiga obter mais sucesso na sua estratégia de conteúdo digital.

Deu para saber o que é o mapa de conteúdo e como ele pode servir como um poderoso guia para a sua marca — e o seu consumidor — chegarem ao tesouro prometido onde marca o “x”? Para saber outras maneiras de manter o seu público antenado nas suas novidades, continue navegando em nosso blog em busca de novos tesouros para a sua estratégia!

Sugestão de imagem: eovideolevou.com.b

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