Entenda a importância de caprichar no layout do seu blog

Cores. Estampas. Romantismo. Estilo hippie. Saias longas. Curtas. Estampas de novo. Sapatos plataforma. Vestido babado. Flores. Cores, mais uma vez. Não é coincidência se tudo o que foi dito acima te lembrou imediatamente a moda dos anos 70, certo? O novo estilo da época marcou a década e segue sendo uma inspiração para os dias atuais. Bem, e é aí que você se pergunta o que tem o layout a ver com isso.

E eu te respondo: a sua aparência, seu jeito de se vestir ou o seu estilo como um todo são atributos que passam uma primeira impressão às pessoas que você conhece. Se certa ou errada, aí depende do que você mostra e do que quem te vê pela primeira vez espera.

Tudo isso pode ser aplicado ao layout do seu blog, não é mesmo?

Imagine que um potencial consumidor quer conhecer a sua loja e não pode entrar em contato direto com você ou fazer uma visita ao espaço físico. Certamente, uma das primeiras opções será consultar o endereço virtual. Se ele não for atraente e não funcionar bem, as chances de se decepcionar com seus serviços e produtos (ou sequer chegar a conhecê-los) são grandes.

Pensando na importância de criar um layout adequado, atraente e que atenda às expectativas do seu cliente, trazemos, neste artigo, algumas dicas que podem impulsionar o seu negócio.

4 dicas para criar um bom layout para o seu blog

1. Aparência e personalidade da marca

Como já falamos ali em cima, a primeira impressão que você passa é importante e normalmente a que fica. Então, caprichar no visual e a palavra de ordem!  Leve em conta o equilíbrio de cores, pois é importante estabelecer relação com o propósito da sua empresa ou negócio.

Cada cor representa ou transmite uma sensação diferente e, portanto, isso vai influenciar na percepção do cliente sobre o seu blog.

Também seja criterioso ao inserir as imagens: é importante que o público-alvo compreenda-as de forma rápida e assertiva. Elas devem ser de boa qualidade, estarem bem enquadradas e estabelecerem sentido com o conteúdo divulgado.

Escolher bem a fonte que será utilizada também é importante: considere seu tipo e tamanho, com o objetivo de passar a informação de forma organizada e causar a percepção certa. Capriche no padrão visual: o cliente deve ter a sensação de unidade e padronização para identificar a sua marca. Então, sempre que for fazer um post, mantenha um padrão específico.

2. Acessibilidade: o design responsivo é fundamental

Já falamos aqui sobre o design responsivo. Então, construir um blog que seja acessível e forneça um conteúdo pleno a qualquer tipo de dispositivo é crucial para uma boa experiência do usuário – e, consequentemente, para persuadir potenciais clientes e converter vendas.

Então, ao montar o seu blog, não se esqueça de garantir que o seu conteúdo se comportará muito bem em um tablet, celular ou desktop.

Aliás, a expectativa da União Internacional das Telecomunicações (UTI) , de acordo com o relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) era que, até o fim de 2017, mais de 4 bilhões de pessoas tivessem acesso à internet móvel.

3. Número de colunas: menos é mais

Quase sempre, menos é mais. O ideal é que seu blog possua sempre uma ou duas (no máximo) colunas. A disposição do conteúdo interfere muito na experiência do usuário.

Caso o número de colunas seja maior, naturalmente o blog ficará mais poluído e vai prejudicar a impressão do cliente. Além disso, leve sempre em consideração a organização do site e hierarquize a informação. É interessante destacar posts populares, marcadores e menus.

4. Público-alvo: a persona importa

Já falamos aqui sobre a importância da definição de persona para uma boa estratégia de marketing digital. Isso também se aplica ao seu blog: afinal, é importante que o conteúdo que você fornece esteja adequado ao perfil da sua persona.

Atributos como idade, localização geográfica, gênero, profissão, hábitos, dores e comportamentos significam muito e podem direcionar a construção do seu site.

E aí, que tal caprichar no visual do seu blog e mandar bem na construção dele? Se você o fizer bem feito, sua empresa pode ser referência assim como a moda dos anos 70.

Gostou do conteúdo de hoje sobre a importância de caprichar no layout do seu blog? Conte para a gente nos comentário abaixo! E não se esqueça de continuar acompanhando as novidades do nosso blog para impulsionar os resultados do seu negócio! 😉

Compartilhe

Comments are closed.

WordPress Image Lightbox Plugin