Gestão determina o sucesso da empresa

Todas as empresas de sucesso possuem algo em comum: surgiram a partir de uma ideia que foi trabalhada ao longo do tempo e assim, colocada em prática por uma excelente gestão.

O conceito de gestão está além de ‘somente administrar’. Gerir significa estimular a autonomia e responsabilidade dos integrantes da organização, desempenhando uma função diplomática, política e administrativa.

O propósito do gestor moderno é guiar pessoas a atingirem um alto nível fazendo com que a empresa evolua em todas as suas áreas e alcance seus objetivos, o que por consequência reflete positivamente nas finanças.

A evolução técnica da gestão nos últimos anos é expressiva, principalmente pelo fato da comunicação e as relações interpessoais terem se transformado por completo.

A prova disso é que: nunca se falou tanto em gestão de marketing e cultura empresarial como atualmente. Dois entendimentos relativamente novos de como gerenciar que buscam compreender melhor os fatores internos, externos e seus desdobramentos.

A gestão e o marketing

O marketing tem a função de estudar o comportamento do público e diante disso traçar estratégias para abordá-lo, tendo conhecimento de suas dores, necessidades, desejos e sonhos.

Ao longo dos anos, a comunicação tem se modificado significativamente. Principalmente pelo fato dos consumidores esperarem das empresas posicionamento e responsabilidade social (a cultura empresarial é fundamental nisso), buscando criar um relacionamento com elas.

No contexto descrito, as ações de marketing precisaram mudar para continuarem sendo assertivas, desde como atrair as pessoas até por onde se comunicar com elas.

Logo, a importância da gestão no marketing se torna essencial, sendo responsável por fazer com que público e fornecedores tenham uma boa imagem da empresa e assim formular estratégias para que as vendas ocorram com maior facilidade.

A gestão no marketing tem também a missão de implantar atividades multidisciplinares entre os setores de comunicação e até vendas (visão integrada), visando a otimização dos processos gerais e não só o que diz respeito à fase final (vender).

A melhor estratégia de marketing

Só existem duas maneiras de medir a eficiência das ações de marketing: se elas funcionam ou não.

Em outras palavras, escolher as melhores metodologias a serem utilizadas vai depender do planejamento elaborado pela gestão, ou seja, de qual é a intenção da empresa a curto, médio e longo prazo.

Por exemplo,o inbound marketing ou marketing de atração, é uma maneira poderosa de atrair e reter clientes e tem sido a sensação do mercado aliado ao marketing digital, mas ao mesmo tempo, não dá para dizer que uma empresa que vende muito por meio do outbound (aquele marketing tradicional de prospecção ativa) está ultrapassada.

Em resumo, a estratégia de marketing perfeita à empresa vai depender da área de atuação, desejo do público, planejamento elaborado pela gestão, dentre outros fatores.

Entretanto, algumas das estratégias eficientes são:

  • Marketing digital;
  • Marketing de conteúdo;
  • Marketing de posicionamento (SEO, MPI);
  • Marketing integrado;
  • Marketing de relacionamento;
  • Marketing social;
  • Marketing B2B & B2C;
  • Marketing de influência;
  • Marketing local;
  • Neuromarketing.

Gestão e cultura empresarial

A ideia de cultura empresarial elevou o nível da gestão, fazendo-a ser vista de uma forma mais humana, flexível e eficaz, parecida com a transformação da comunicação/marketing.

A cultura empresarial é formada pela visão, valores, missão e crenças que uma organização compartilha internamente, isto é, com todos que a compõe, sem exceção. A intenção é manter colaboradores, gestores e CEOs identificados com as mesmas causas e perseguindo os mesmos objetivos.

Contudo, a cultura empresarial não é um código de conduta e tampouco uma imposição. Ela se estrutura a partir do ‘DNA da empresa’.

Melhor dizendo, a organização só existe por conta de um propósito e filosofia e são justamente esses que formam a cultura. Quer dizer, a empresa é a sua cultura e não possui uma.

A prova disso é sua implantação.

Implementá-la quase nunca é algo forçado, na verdade, é como a cultura na sociedade, naturalmente comportamentos e atitudes são valorizados ou desvalorizados e logo, tem-se quais se encaixam ou não.

O exemplo vai interligar tudo!

A cultura da companhia é formada pela identificação e consequentemente seguida por todos, que a absorvem e a julgam valiosa.

No Brasil, o assunto tem crescido consideravelmente e mesmo sendo uma concepção inovadora sobre gestão, algumas empresas já possuem uma cultura sólida, como é o caso do Grupo Ideal Trends.

Sobre o Grupo Ideal Trends, cultura e gestão

O Grupo Ideal Trends é composto por 21 empresas de diversos segmentos, que vão de cosméticos a marketing digital e hoje está em processo de internacionalização.

A cultura do Grupo Ideal Trends foi idealizada pelo seu CEO, José Paulo Pereira Silva, baseada em seus estudos e principalmente pelas experiências vividas durante sua trajetória profissional.

O criador do Grupo Ideal Trends, José Paulo, é engenheiro de produção, mestre e doutor em administração de empresas e pós doutor em relações internacionais pela FCU/USA.

Em seu LinkedIn, o empresário costuma publicar artigos e atividades sobre gestão, cultura empresarial e até dicas pessoais.

Com capacitação teórica e prática, implantou a cultura empresarial do Grupo Ideal Trends cuidadosamente, formada por 10 princípios. Sendo eles:

  • Sonhar grande;
  • Meritocracia;
  • Formar líderes;
  • Ser exemplo;
  • Resultados;
  • Agir como dono;
  • Simplicidade e franqueza;
  • Empresa enxuta;
  • Trabalho duro;
  • Integridade.

Detalhes sobre a cultura - Grupo Ideal Trends

Gestão torna o sucesso realidade

Seja ela aplicada especificamente em um setor, como no marketing, ou compondo a ideia que se tem de trabalho e empresa, como no Grupo Ideal Trends, a gestão decide onde, como e quando a organização chegará.

Ter funções, missões e valores definidos internamente construirão de modo gradativo o sucesso externo, proporcionando boa reputação, clientes e lucratividade. Afinal, é isso que uma empresa busca, não é mesmo?

Conheça os canais do Grupo Ideal Trends: Site, Facebook, Instagram e Youtube.

Compartilhe

Comments are closed.

WordPress Image Lightbox Plugin