Blog do Marketing

A administração virtual já é uma realidade para muitos gestores e empreendedores do país. Inclusive, um dos grandes promissores desse modelo de trabalho vem conquistando cada vez mais espaço no mundo corporativo: o home office. 

Para se ter uma ideia, de acordo com um relatório da Census Bureau, o trabalho remoto cresceu 80% entre os anos de 2005 e 2012. A mesma pesquisa revelou que 13,4 milhões de colaboradores desempenham as suas funções pelo menos um dia fora do escritório. 

Dessa forma, esse índice fez crescer uma nova categoria de trabalhadores: autônomos e profissionais que têm a capacidade de lidar com negócios a distância. 

Além disso, segundo estudo da Deloitte, 72% dos profissionais acreditam que essa tendência crescerá nos próximos anos. Ou seja, grande parte dos trabalhadores consideram a hipótese de gerir uma empresa a distância. 

Entretanto, com esse novo cenário, é comum que surjam as seguintes questões: Como trabalhar com a equipe online? Isso realmente pode ser vantajoso? Para responder a essas e outras perguntas, continue lendo este post!

5 dicas para trabalhar com a equipe online

Saber como trabalhar com a equipe online é uma dúvida muito comum entre líderes e colaboradores por toda parte do mundo. Aliás, vale ressaltar que essa é uma questão totalmente válida, levando em conta todos os aspectos do trabalho a distância. 

Sendo assim, veja neste post como tornar a sua gestão remota eficaz e garantir o crescimento contínuo da empresa. Acompanhe as nossas dicas e descubra como personalizar o controle da organização de forma remota. 

1. Tenha um equipe confiável

É fundamental ter em mente que uma gestão online, ou a distância, exige que a sua equipe seja confiável. Ou seja, é necessário que cada colaborador desempenhe a sua função de forma efetiva e produtiva. 

Nesse modelo de gestão, atrasos, mal entendidos e prazos estendidos são problemas comuns por conta da ausência física do responsável. Portanto, é preciso identificar gargalos e buscar soluções para contorná-los durante o dia a dia da companhia. 

Além disso, outra característica importante de uma equipe confiável é o treinamento e a capacitação. Então, para ter sucesso na sua gestão online, invista em treinamento contínuo, como: 

  • Cursos a distância;
  • Placas de sinalização (para melhorar a qualidade dos processos);
  • Workshops;
  • Palestras;
  • Entre outros.

Vale lembrar que essas formações devem abranger o âmbito operacional e também a gestão, para que todos os funcionários estejam na mesma página. 

2. Distribua tarefas

Outro aspecto importante para a gestão remota é a distribuição de tarefas. Ou seja, se o gestor ou dono do negócio se mantém sobrecarregado com atividades adicionais, logo não terá êxito no controle da sua gestão. 

Por isso, distribuía as tarefas entre os colaboradores e defina líderes para cada atividade, mesmo que sejam funções mais simples, como a distribuição de oxigênio medicinal, por exemplo. 

Dessa forma, os demais colaboradores envolvidos no projeto podem pedir o auxílio do responsável para resolver as questões operacionais. 

3. Faça da tecnologia a sua aliada

A tecnologia é fundamental em qualquer negócio - principalmente quando falamos de trabalho a distância. Afinal, os dispositivos tecnológicos são essenciais para compartilhar informações e dados, facilitar a comunicação e controlar as atividades.  

Nesse sentido, os softwares de gestão e as ferramentas de comunicação devem fazer parte da rotina do seu negócio. Inclusive, elas que vão otimizar as tarefas e darão mobilidade para a sua equipe, mesmo que seja em uma atividade externa, como alpinismo industrial

4. Marque reuniões constantes 

As reuniões são ações valiosas para manter o contato olho no olho. Por isso, é importante que o gestor marque reuniões periodicamente. Claro, mesmo que não dê para realizá-las fisicamente, é importante estreitar o relacionamento entre a equipe e os gestor.

Aliás, uma reunião pode ajudar a engajar a equipe novamente. Além disso, essa é uma ótima oportunidade para repassar informações importantes e eliminar ruídos na comunicação.

Preparado para trabalhar online?

Todas essas dicas trazem mais funcionalidade ao seu negócio. Portanto, lembre-se de elaborar uma equipe confiável, delegar as tarefas, utilizar a tecnologia e manter o contato frequente com os colaboradores. 

E você, como tem executado a gestão do seu negócio? Conta pra gente!

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.‌

Compartilhe