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São muitas as estratégias de Marketing Digital que podem ser utilizadas para gerar Leads e fidelizar clientes, e a implementação de cada uma vai depender do seu tipo de negócio, dos investimentos disponíveis, entre outros fatores, mas hoje apresentaremos a estratégia de gatilhos mentais.

Sabemos que todas essas estratégias têm como objetivo gerar valor ao seus clientes trazendo a solução de seus problemas no momento certo, mas entre elas podemos destacar os gatilhos mentais que estão ligados a psicologia por trás do comportamento humano. Eles partem do princípio de buscar uma melhor compreensão do que estimula seus clientes e, assim, trazer a eles o que procuram de forma mais fácil e conduzi-los até a compra.

O que são gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são ferramentas utilizadas para produzir estímulos nos seres humanos e, quando trabalhados de maneira estratégica, esses estímulos podem proporcionar resultados previamente desejados como, por exemplo, o desejo de compra imediata de um produto ou serviço.

E esses gatilhos mentais podem ser ativados através de qualquer um dos cinco sentidos, mas os mais comuns para uma estratégia de Marketing Digital são a visão e audição.

Mas, é importante estar atento ao trabalhar com essa estratégia, pois quando não bem trabalhados esses gatilhos podem levar a memórias traumáticas ou sensações negativas. O objetivo é ativar somente aquilo que traga um sentimento de conforto, exclusividade, desejo, confiança, entre outros.

Como usar os gatilhos mentais no Marketing Digital

O uso desses gatilhos mentais pode ser desenvolvido por qualquer empresa que utilize o marketing para promover seus negócios, seja online ou offline, e podem ser trabalhados através de diversos canais, mas no Marketing Digital os mais comuns são as Redes Sociais ou o SMS Marketing, por exemplo.

Mas, é importante entender quais os princípios responsáveis por ativarem os estímulos certos. Por isso, vamos apresentar os principais tipos de gatilhos para a ativação dessas emoções.

1. Gatilhos Mentais da Autoridade

Para trabalhar esse gatilho precisamos conquistar a confiança das pessoas. Por isso, é essencial mostrar o seu serviço ou produto como o melhor do mercado.

Essa autoridade deve ser trabalhada em todos os aspectos, desde o posicionamento online quanto o da empresa física e de seus funcionários.

2. Gatilho Mental da Novidade

Esse princípio pode ser observado em todos os anúncios de novidade veiculados pelas marcas, desde notícias a produtos. O ser humano tende a despertar um grande interesse por conhecer ou ter o que é novidade e estar a frente.

Por isso, é importante anunciar novidades em sua empresa de tempos em tempos para manter o interesse de seus leads e clientes.

3. Gatilhos Mentais da Prova Social

A prova social está associada ao que é conhecido e aprovado popularmente. O ser humano tende a preferir sempre o que é conhecido e aprovado pela maior parte da população, ou das pessoas com as quais convive.

Por isso, demonstre como o seu produto é popular. Fale sobre os seus serviços mais vendidos e mostre o porquê de ele ser o favorito do público. Assim, com certeza, você chamará atenção para sua empresa.

4. Gatilho da Urgência ou Escassez

Esse gatilho se baseia na falta ou na urgência para despertar o sentimento de medo de que a pessoa fique sem algo que ela precisa muito, como se pudesse perder uma grande oportunidade.

Sabemos que esse princípio é uma das estratégias de Marketing Digital mais bem-sucedida, pois nenhum de nós quer perder boas oportunidades. Para despertar este sentimento é preciso que os preços, as condições de pagamento ou os produtos são limitados.

5. Gatilhos Mentais da Reciprocidade

Quando recebemos algum favor, geralmente, sentimos que precisamos retribuir. Esse, então, é o princípio de reciprocidade que pode ser muito bem observado através da estratégia de Marketing de Conteúdo.

Assim, quando produzimos conteúdo de valor que gere uma informação necessária para resolver algum problema de nossos leads ou clientes, eles sentem necessidade em retribuir esses favor o que acaba levando a compra de nossos produtos ou serviços.

Logo, esses são alguns dos principais gatilhos utilizados no Marketing Digital para atração de clientes despertando sempre emoções que consigam gerar respostas positivas e possam levar o consumidor ao momento final de decisão, a compra.

 

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