Blog do Marketing

Todo processo de vendas, independe de qual for o produto ou serviço, o cliente passa por uma jornada de compra.
Isso significa que não necessariamente o consumidor deseja comprar um produto e acessa um site já com a decisão de fazer a aquisição.

Se um indivíduo pensa automatizar processos na sua residência, como programar horário para acender e apagar a luz, entre outros fatores, passará pela jornada até tomar a decisão de instalar um serviço de automação predial, por exemplo. E o que isso significa?

Em suma, está relacionado ao funil de vendas, em que um usuário acessa um site da empresa, se torna um lead e entra para as etapas do funil.
De forma geral, hoje em dia dificilmente um cliente tomará a decisão de compra após o primeiro contato com a empresa, seja nos meios físicos ou online. Por isso, o funil de vendas é de suma importância!

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e entenda o que é funil de vendas e sua importância para as empresas.

O que é funil de vendas?

O funil de vendas é definido por um modelo estratégico, cujo objetivo é acompanhar a jornada do cliente após o primeiro contato com a marca.

Para compreender melhor esse contexto, imagine que você acessa um site e visualiza um purgador de vapor. Você não tomou a decisão de compra no primeiro contato com o site, mas demonstra interesse e se torna um lead. Logo, em algum momento pode comprar o produto.

Em outras palavras, o funil é um tipo de estratégia em que representa o caminho que o cliente percorre quando conhece a sua marca, até fechar negócio, pois possui três estadas: topo, meio e o fundo.

Logo, da empresa para a investir em estratégias para acompanhar o cliente e incentivar de modo natural a decisão de adquirir  os serviços ou produtos ofertados. Confira a seguir sua importância!

A importância do funil de vendas para as empresas

Para entender a importância do funil de vendas, é ideal compreender as três etapas.

No topo do funil está o momento de descoberta e aprendizagem, ou seja, um cliente descobre um produto na internet, como estruturas metálicas, mas não toma a decisão de compra, pois ainda não compreende que precisa solucionar um problema.

O meio do funil é o momento em que o usuário passa do topo, e compreende que possui um problema e busca solucioná-los, sendo o momento de consideração. Já no fundo, o usuário considera a necessidade de obter o produto e toma a decisão de compra.

Basicamente, acompanhar o funil de vendas é de suma importância, pois possibilita identificar a jornada do cliente desde o primeiro contato com a empresa.

Nesse sentido, os profissionais da área de tráfego, por exemplo, podem identificar quais são as etapas que o cliente passa e o que é preciso melhorar.

Desse modo, aumentam as possibilidades de potencializar as vendas, visto que contribui significativamente para aplicar o marketing digital, como na estratégia de inbound marketing, e ter sucesso nos resultados.

Esse artigo foi escrito por Thais Teixeira, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Compartilhe