5 funcionalidades indispensáveis que o e-mail marketing deve ter

A animação A Caverna do Dragão fez enorme sucesso, nos idos das décadas de 1980 e 90,. Um dois motivos foi a presença de personagens carismáticos e determinados em voltar para casa, após um incidente em uma montanha-russa que os levou a uma dimensão envolta em aventuras e perigos. E isso, por si só, já nos leva a um paralelo interessante para a consolidação de suas estratégias de e-mail marketing.

Por exemplo: assim como os aventureiros tinham o auxílio do Mestre dos Magos para serem bem-sucedidos, você pode contar com algumas estratégias exclusivas para o sucesso de sua empreitada de marketing digital.

Ao longo deste post, é exatamente isso o que faremos. Vamos assumir o papel do sisudo e solícito mago. Ou seja, apontar para você funcionalidades que são indispensáveis no e-mail marketing e que vão contribuir para a conquista dos seus objetivos. Confira!

O poderio do e-mail marketing

Não há conquista sem, antes, um prévio planejamento e o auxílio de tecnologias e profissionais capacitados em traduzir ideias em resultados.

No caso do e-mail marketing, ele é um verdadeiro curinga nas suas estratégias digitais, servindo como um verdadeiro Mestre dos Magos das suas ações.

E sabe por quê? Primeiramente, por conta da sua versatilidade de aplicações. Como veremos adiante. Mas, também por expor insights poderosos para as suas campanhas. Igualzinho fazia o simpático e baixinho mago.

Confira alguns dos motivos para usá-lo:

  • alcance exponencial e segmentado da sua audiência. Já que só o seu público qualificado vai recebe r as suas mensagens, de acordo com a etapa em que ele se encontra na sua jornada de compra;
  • formato flexível para impactar o consumidor em potencial de diversas maneiras;
  • alta taxa de abertura, que nem o Mestre dos Magos. O pequeno surgia sempre nas horas mais apropriadas, onde quer que estivessem os aventureiros da Caverna do Dragão.

Hora de ver, então, quais funcionalidades do e-mail marketing podem — e devem — ser usadas em benefício das suas campanhas de marketing digital!

As 5 funcionalidades indispensáveis do e-mail marketing

Confira a tamanha versatilidade dessa ferramenta:

1. Templates de e-mail

Os e-mails enviados devem carregar, em toda a sua essência, a identidade da sua marca.

E, por meio da construção de templates, você estabelece um novo nível de qualidade às mensagens.

Sabe a relevância disso? Personalização em níveis elevadíssimos. Algo que ajuda a construir uma identificação do público, agregando uma percepção de marca cada vez maior.

2. Segmentação no envio de e-mails

Assim como o SMS marketing, o e-mail marketing consegue promover um grande poder de segmentação.

Assim, você fortalece o mantra do marketing digital: enviar a mensagem certa, para a pessoa certa e na hora certa.

Que nem o Mestre dos Magos surgia nas horas mais pertinentes, essa funcionalidade do e-mail marketing transforma a sua empresa em uma entidade onipresente. Ou seja, sempre por perto quando o seu público-alvo mais precisa.

3. Automatização de campanhas

Como um complemento ao tópico anterior, convém apontar o quanto é possível programar ações, dentro do e-mail marketing, e alinhadas à jornada da sua audiência.

Assim, você pode usar essa funcionalidade da maneira que melhor se adaptar às suas estratégias.

Por exemplo: e-mails de abandono do carrinho — muito comum no varejo — mostram que você está atento às oportunidades de mercado potencialmente perdidas.

Vale o comparativo com o pequenino Mestre dos Magos, que surge inesperadamente para reorientar os seus companheiros para que atinjam os seus objetivos. Assim como o seu e-mail marketing gera uma nova oportunidade de venda para o consumidor.

E isso tudo, vale dizer, de maneira automática. Basta conhecer o perfil do seu consumidor e programar as ações desejadas para que a sua marca sempre esteja por perto do público.

4. O lead tracking

Funcionalidade que contribui com a organização dos seus contatos de e-mails a partir de suas jornadas de compra.

Assim, um bom briefing de conteúdo antecipa as necessidades de entrar em contato com o consumidor. Dessa foma, valorizando o disparo automático de e-mails para encantar o público.

E vale destacar o quanto o lead tracking proporciona um insight a respeito do usuário: você compreende rapidamente em qual etapa ele se encontra, em sua jornada, qualificando o meio de contato usado para abordar esse cliente em potencial.

5. Relatórios

Da mesma forma que o seu blog e as redes sociais geram relatórios importantes para o monitoramento e a mensuração de resultados, o e-mail marketing conta com tal recurso.

E é inegável o impacto desse tipo de funcionalidade no marketing digital. Assim, você consegue ajustar as suas estratégias em tempo real.

Aí, o Mestre dos Magos atua em favor da sua empresa, orientando rapidamente os seus profissionais a elaborarem ações que rendam resultados melhores.

Agora, é hora de descobrir como a Mister Postman pode vestir o manto vermelho e ajudar a sua empresa a crescer ainda mais. Para isso, convidamos você a navegar em nosso blog em busca de dicas e sugestões tão valiosas quanto as do Mestre dos Magos!

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