Blog do Marketing

Para que uma empresa tenha sucesso no mercado, é essencial adotar estratégias eficientes para garantir seu desenvolvimento e resultados expressivos, seja essa empresa uma distribuidora de batedeira industrial ou uma loja de produtos eletrônicos.

Entre as estratégias mais utilizadas o Business Intelligence está entre as mais eficientes, trazendo benefícios para o dia a dia de um negócio.

O Business Intelligence permite impulsionar serviços e sistemas, transformando determinados dados em pontos relevantes para a empresa.

Neste texto, iremos falar sobre o que é exatamente o Business Intelligence e o impacto que ele pode causar em um negócio. Acompanhe.

O que é Business Intelligence?

O Business Intelligence (BI) pode ser resumido como uma teoria que orienta o modo de se coletar, organizar e analisar os dados de uma empresa para transformar esses dados em informações que farão alguma diferença no andamento do negócio.

Todo o processo do Business Intelligence é realizado por meio de softwares específicos para obter idéias úteis para os processos no dia a dia da empresa.

Uma empresa fabricante de chave de nível, por exemplo, que adota o Business Intelligence nos negócios, consegue tomar decisões de forma mais estruturada e assertiva, baseando-se em dados consistentes, trazendo assim, maior segurança para o andamento dos negócios.

O Business Intelligence abrange de forma ampla diversos pontos de um negócio, combinando metodologia, tecnologia, processos e arquitetura de informação para melhor aperfeiçoamento dos processos de negócio.

Para que o Business Intelligence seja colocado em prática, é importante a aplicação de 3 fundamentos básicos que são:

  1. Coleta de dados para serem analisados e assim coletar aspectos importantes como gargalos, produtividades, oportunidades etc;
  2. Organização e análise, categorizando os dados em um banco de informações e apresentando-os de forma visualmente simples para as tomadas de decisões;
  3. Ação e monitoramento, para tomar decisões baseadas nos insights obtidos com a coleta de informações sobre o negócio e monitoramento para analisar a efetividade das ações.

O impacto que o Business Intelligence pode causar em seu negócio 

Agora que já vimos do que se trata o Business Intelligence, vamos falar sobre seus impactos em um negócio.

De forma geral, os impactos do Business Intelligence em um negócio são amplamente positivos, veja.

  • Relatórios rápidos e precisos: os princípios da Business Intelligence abrangem a utilização de softwares para captura e análise de dados com Inteligência Artificial e aplicação da Internet das Coisas;
  • Identificação de oportunidades: os dados analisados podem identificar oportunidades, pois abrangem informações sobre o mercado de forma geral. Também é possível identificar pontos de melhoria dentro da própria empresa;
  • Decisões baseadas em dados: uma empresa de manutenção de geradores, por exemplo, que utiliza o Business Intelligence, consegue tomar suas decisões baseadas dados consistentes, garantindo a segurança do andamento do negócio com decisões assertivas;
  • Diminuição de falhas e custos desnecessários: entre as maiores vantagens que o Business Intelligence traz está a diminuição de erros e custos, pois elimina a necessidade de processos manuais que são passíveis de erros e erros geram prejuízos financeiros e retrabalho.

Esse foi o nosso texto sobre o impacto do Business Intelligence em um negócio. Esperamos que tenha sido útil para você. Não deixe de acompanhar as próximas postagens, até lá.

 

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

Compartilhe