E-mail Marketing: como implantar essa estratégia?

Se engana quem pensa que o e-mail Marketing é uma estratégia antiga para se comunicar com o cliente, pelo contrário, o envio de e-mail não sai de moda! É uma prática muito presente nas estratégias de Marketing de uma organização e, pode ser um gatilho para aumentar os resultados. 

Muitas empresas de diversos segmentos como varejo, odontologia, moda e outros, investem nesse tipo de comunicação, mas antes de apostar, é necessário entender o porquê essa técnica é eficiente e pode ajudar a alavancar os resultados. O primeiro passo e mais importante, é conhecer o seu modelo de negócio. Portanto, nada adianta investir em estratégias de Marketing sem conhecer o negócio e identificar as necessidades e oportunidades. 

Existem alguns pontos fundamentais para serem analisados antes de decidir o modelo de comunicação que será abordado. A seguir, temos alguns pontos listados que são fundamentais para definir uma estratégia eficiente de comunicação: 

  • Público-alvo;
  • Concorrentes;
  • Mercado;
  • Investimento;
  • Oportunidades do negócio;

O Sucesso do negócio está totalmente ligado na forma em que é visto, pois a percepção que os clientes possuem, diz muito sobre a eficiência da comunicação utilizada e, consequentemente, sobre o sucesso de determinado negócio como, por exemplo, a venda de um convênio odontológico.

Ainda sobre o exemplo mencionado, é necessário entender o mercado odontológico, qual o público-alvo e suas necessidades, quais oportunidades de mercado para uma visibilidade maior e, após isso, é possível definir qual a melhor estratégia utilizar para alavancar a venda desse tipo de serviço.  

Importância do e-mail marketing para o negócio 

Existem muitas estratégias e ferramentas que podem ser utilizadas para uma boa comunicação, como: envio de mensagens de texto, posts em redes sociais, publicação de conteúdos em blogs e muitas outras. Entretanto, daremos foco em na estratégia de sucesso: o e-mail marketing

Porque é tão importante para o negócio?

Muitos não encontram no e-mail uma oportunidade de comunicação, crescimento e bons resultados e, essa tem sido uma grande falha! O e-mail pode ser uma poderosa estratégia para aumentar os resultados e trazer maior visibilidade para o seu negócio. Alguns desses resultados são: maior conversão, relacionamento, baixo investimento e outros. 

Para entendermos melhor, vamos ver alguns benefícios de usar o e-mail para a comunicação do seu negócio e algumas dicas de como implantar e viabilizar esse modelo como, por exemplo, a venda de um convênio odontológico através de um e-mail. 

Investimento baixo 

É uma das estratégias de comunicação mais econômicas do mercado. Aliás, muitos empreendedores podem elaborar o seu e-mail e enviar direto para os clientes como, por exemplo, uma empresa que busca vender o seu convênio odontológico. Nesse caso, é prático e rápido, enviar um e-mail para os pacientes de sua clínica e, o melhor, sem nenhum custo. 

Conversão garantida 

O e-mail é uma ferramenta ampla e muitas pessoas o utilizam diariamente e, dessa forma, fica muito mais fácil se comunicar com o seu público e, ter assertividade no envio de um determinado conteúdo. Normalmente, as pessoas entram no e-mail com uma disponibilidade maior de tempo para ler e, consequentemente, se interessar pelo conteúdo, ainda mais, quando se trata de um assunto atrativo e que vai de encontro com as necessidades do destinatário. 

Aumenta o tráfego

Com o e-mail marketing é possível incluir links e direcionar o destinatário para qualquer outra página que seja do seu interesse por meio de CTA’s e, dessa forma, aumentar o tráfego e visibilidade do seu site ou rede social, por exemplo. No caso de uma empresa voltada para o segmento odontológico, é possível enviar um e-mail com uma promoção de venda de um convênio odontológico e, ao mesmo tempo, inserir links, aumentando a visibilidade do seu negócio.  

Manter relacionamento 

É um canal que permite manter um relacionamento a longo prazo, com uma base de contatos que pode ser crescente. É possível além de falar sobre o negócio, oferecer conteúdo relevante, que seja de interesse do público-alvo.

 Podemos mencionar uma empresa que pensa em vender um convênio odontológico, sendo assim, além de falar sobre as vantagens desse plano de serviço, é possível oferecer conteúdos informativos sobre problemas bucais, por exemplo. Dessa forma, o relacionamento  entre consumidor e empresa é construído e sua marca passa a consolidar-se, ganhando a confiança da sua lista de contatos. 

Como vimos, são muitos os motivos para investir e acreditar no envio de e-mails para sua base de contato. É realmente uma estratégia eficiente e que pode dar muito certo para o seu negócio, o segredo é simples: arrisque. 

 

Como criar um bom e-mail marketing? 

Falamos um pouco sobre as vantagens de apostar no e-mail Marketing, mas como colocar isso em prática?  Vamos entender um pouco melhor algumas técnicas que podem ser utilizadas para a criação de um e-mail marketing eficiente. 

Existem algumas técnicas que pode fazer do seu e-mail ainda mais eficiente, pois existem pessoas que não obtêm sucesso utilizando essa técnica, porque não sabem como criar um bom e-mail e um dos pontos-chave é: um bom conteúdo para transmitir a sua mensagem. Sim, um conteúdo relevante é o foco de um bom e-mail Marketing. É necessário que as informações dispostas vão de encontro com o interesse do público. Mais que isso, é necessário que desperte o interesse da sua base. 

Além do conteúdo, o título é outro aspecto que faz toda a diferença. Já ouviu falar sobre gatilhos mentais? São frases ou estímulos que impulsionam o leitor a uma determinada ação. Pois bem! O título é uma ótima oportunidade para utilizar alguns gatilhos mentais, como: autoridade, reciprocidade, urgência e entre outros. 

As imagens podem ajudar e muito, porém é necessário um certo cuidado para utilizar, pois podem comprometer a qualidade visual, é recomendado que o uso de imagens e cores sejam feitos com cautela. Outra recomendação é que a imagem não tenha um tamanho muito grande para não comprometer o envio e o recebimento do e-mail para o destinatário. 

Os Links também são importantes mas é necessário cuidado para não exagerar. A utilização de muitos links pode comprometer o envio do e-mail e fazer com que o leitor fique perdido com tanta informação. O ideal é selecionar um link de acordo com a sua estratégia.  

Chegou a hora de criar

O que acha de criar o seu primeiro e-mail marketing? Depois dessas dicas, ficou muito mais fácil enviar um e-mail para sua lista de contatos, seja para vender um convênio odontológico ou qualquer outro tipo de serviço e produto. O importante é conhecer o seu negócio e entender quais as necessidades do seu público-alvo. Com isso em mente, é possível aplicar diversas estratégias de marketing para ter resultados de sucesso.

Além disso, existem muitas empresas especializadas em ações de e-mail marketing através de plataformas, portanto, é possível contratar uma empresa para ajudar o seu negócio ganhar mais visibilidade e obter maiores resultados. Certamente, com essas dicas o sucesso do seu empreendimento está garantido! 

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