8 dicas essenciais para uma campanha de SMS Marketing assertiva

A cantora Patrícia Marx, sucesso popular nos idos dos anos 80, já dizia: “quem não sai na chuva, não aprende a se molhar”. Ela não estava se referindo, especificamente, à realização de campanhas de SMS marketing, mas bem podemos aproveitar os seus versos nesse sentido.

Afinal, é por meio de entendermos o que é certo ou errado que podemos nos arriscar em qualquer temporal e desfrutar da melhor forma possível do aguaceiro.

Nesse sentido, vamos embalar este artigo ao ritmo dançante de Certo ou Errado da cantora e apresentar para você o que é certo e errado na execução de uma campanha de SMS marketing. Boa leitura!

O que é certo ou errado em uma campanha de SMS Marketing?

Vamos enumerar o que você pode ser feito em sua campanha de SMS marketing seja, nas palavras de Patrícia Marx você possa “provar para saber escolher” as melhores estratégias. São elas:

1. Atenção à ortografia

A limitação de caracteres, no envio de SMS, é de 160. Isso não significa que a atenção deve ser baixa: além de objetividade e concisão, a atenção à ortografia é igualmente relevante — assim como deve ser no seu site, nas redes sociais, no blog e em todos os materiais informativos.

2. O envio em horários comerciais

O cuidado no horário de envio das mensagens é muito importante. Enviar, por exemplo, no meio da madrugada poderia render uma versão desbocada de Patrícia Marx em dizer que “não tá com nada, uou, uou”.

Por sua vez, atente-se no envio em horário comercial, apenas. Uma ação que pode render uma taxa de abertura elevada e, ainda, conquistar de vez a afeição do público-alvo, fixando em sua memória afetiva como um bom refrão de MPB.

3. Cuidado com o spam

Como o aparelho celular é um instrumento de comunicação tão pessoal quanto o endereço de e-mail, cuide para que o envio de SMS marketing ocorra mediante prévia autorização.

Assim, parafraseando o Certo ou Errado de Patrícia Marx, você não vai “jogar para perder”, mas para construir um relacionamento sólido e duradouro com o seu público-alvo.

4. Monitore as taxas de cancelamento

“Quem não cai da escada, não aprende a levantar”, diz a nossa intérprete de Certo ou Errado. Siga o exemplo dela e monitore as principais métricas da sua estratégia, como as taxas de cancelamento.

Por meio dela, você aprende quais são as ações que ocasionaram no cancelamento e, com isso, esforça-se em não repeti-las para que outros consumidores não sigam o exemplo.

5. Ofereça oportunidades únicas

Falando em um grande acerto, nas campanhas de SMS marketing, é importante valorizar o seu público assinante. E, para isso, oportunidades únicas são diferenciais que ajudam na consolidação de um relacionamento de qualidade.

Por exemplo: cupons de desconto, um período grátis de utilização dos seus serviços ou mesmo um desconto por meio de códigos de utilização.

Assim, você pode não apenas fidelizar o seu público, mas atrair novos assinantes para receberem suas novidades via SMS marketing.

6. Aproveite os dados pessoais do cliente

Mais que uma ferramenta de vendas e diferencial para compor o seu mapa de conteúdo, o SMS marketing também é diferenciado para fortalecer os laços com os clientes.

Para isso, invista em mensagens personalizadas e lembre-se de datas importantes, como o aniversário dos assinantes. Momento mais que oportuno, inclusive, para encaminhar mensagens algum brinde ou ação diferenciada para impulsionar uma compra.

7. Atenção à relevância

Patrícia Marx diz que “quem não pula o muro, não aprende a se arriscar”. Só que é fundamental compreender o que há do outro lado do muro.

No caso do SMS marketing, isso significa que você deve ser relevante ao abordar o consumidor. É só pensar no quanto uma ligação de atendentes de telemarketing são frustrantes quando você não tem o menor interesse no que estão oferecendo.

No SMS marketing é a mesma coisa. Por isso, planeje e componha uma estratégia eficaz para que cada um dos caracteres signifique algo para a sua audiência.

8. Foco no objetivo da mensagem

Seja em Certo ou Errado ou em qualquer outro dos seus grandes sucessos, Patrícia Marx cantava com o coração. Só que, mais que isso, ela tinha algo para dizer.

Por isso, além da relevância citada acima, considere também um objetivo. A sua mensagem deve orientar o usuário a uma ação específica. Do contrário, ele vai ler e esquecer-se rapidamente do seu SMS se não agregar nada mais a ele — como o refrão de um hit de verão.

Por isso, considere as questões de certou ou errado deste post e componha uma ação de SMS marketing verdadeiramente impactante para o seu público-alvo! E, se estiver em busca de mais dicas para agregar valor às suas estratégias continue navegando em nosso blog!

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