Design responsivo para site e blogs: o que é e porque ter um?

O ano estava começando. O calendário marcava 11 de janeiro de 2016. Morre David Bowie, lenda da cultura pop que deixou histórias – e músicas – para muitos anos. Além de todo o seu sucesso inegável, um dos seus maiores legados foi a importância da capacidade de se reinventar. E de inovar, sempre que necessário. Bem, a conversa pode parecer estranha. Mas isso tudo tem a ver com uma coisa muito, mas muito importante para uma boa estratégia de marketing digital: o design responsivo.

Se você estiver lendo isso de um tablet, um computador ou um celular, por exemplo, a disposição do conteúdo deve atender perfeitamente aos três modelos. Ou seja, você não terá dificuldades ou precisará de muitas artimanhas para conseguir visualizá-lo plenamente.

O design responsivo nada mais é do que ter um site ou um blog que se adapte a diferentes tipos de dispositivos. É sobre a importância de ter um design responsivo para a sua empresa que iremos falar no artigo de hoje! Acompanhe:

Versatilidade do design responsivo

Quando você acessa um site pelo celular em que as letras ficam extremamente pequenas e é necessário dar zoom in e zoom out inúmeras vezes para conseguir ler o conteúdo, esse certamente não é um site responsivo.

O design responsivo é adotado para que a sua plataforma se adapte a qualquer tipo de resolução. E isso é feito de forma automatizada: com o design responsivo é possível identificar o tamanho daquele dispositivo e, assim, determinar o espaço oferecido para que ele seja utilizado da melhor forma para possibilitar uma boa leitura ao consumidor daquela informação. Concluindo é um site que se ajusta perfeitamente aos diferentes tipos de telas e resoluções – assim como o Bowie.

Então, por que ter um blog ou um site responsivo?

Bem, não é novidade que os dispositivos móveis vieram para revolucionar a nossa forma de se relacionar, o que inclui também o modo como consumimos informações ou fazemos nossas compras, não é mesmo?

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o acesso à internet por meio do celular é predominante se comparado ao computador: a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2015 aponta que 92,1% das casas brasileiras acessaram a internet por meio de celular.

Abaixo, conheça as vantagens de um design responsivo.

4 motivos para adotar um design responsivo

1. Experiência do usuário

A probabilidade de que os usuários saiam imediatamente do seu site ou blog é de 61% caso não achem o que estão buscando ou caso a experiência seja negativa. Isso é o que mostram os dados do Google Think Insights. As chances de ele converter em seu serviço ou produto, contudo, caso a experiência seja positiva, são de 67%.

2. Velocidade

Ao adotar um site ou blog responsivo, outro benefício é aumentar a velocidade de carregamento da sua página em dispositivos móveis. A recomendação do Google PageSpeed Developers é que (pasme!) o conteúdo acima da dobra (ou seja, a parte da página que o usuário pode visualizar sem rolar até a porção inferior) em um celular seja carregado em menos de um segundo. E sugere, ainda, que o carregamento completo aconteça em menos de dois segundos.

3. Diminuir a taxa de rejeição

Falamos no primeiro item sobre a experiência do usuário, que está diretamente relacionada à taxa de rejeição. Ou seja: se ele não ficar satisfeito com o acesso, é bem provável que saia sem fazer qualquer interação. Isso merece cuidado: quando a sua taxa de rejeição é alta, o Google pode interpretar que o conteúdo não é relevante, o que aumenta a possibilidade de a sua página perder posições no rankeamento. E isso definitivamente não é bom.

4. Vender mais

Quem não quer aumentar as vendas, não é mesmo? Depois de entender os dados da Pnad, citados anteriormente, é praticamente óbvio que ter um aplicativo, site ou blog responsivo para um e-commerce é um ponto muito favorável para aumentar as vendas do seu negócio e atrair potenciais clientes.

E aí, gostou do conteúdo de hoje? Se você chegou até aqui, provavelmente, já entendeu que, assim como o Bowie é muito importante que a gente se “camaleoe” e tenha uma performance adaptável aos novos costumes e hábitos mundiais para que o nosso negócio tenha bons resultados, não é mesmo?

Continue acompanhando o nosso blog para ficar por dentro de informações úteis como essas!

Imagem: https://megaphoneadv.blogspot.com.br/

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