Blog do Marketing

Um sonho compartilhado entre muitas pessoas é ter o seu próprio negócio. No entanto, sabemos que o alto custo de investimento e a burocracia são fatores que podem impedir os planos dos empreendedores.

Por essa razão, abrir um negócio digital, também conhecido como e-commerce, se tornou uma das opções mais adotadas, visto que o custo é menor e os processos são mais simplificados.

Certamente, loja virtual oferece inúmeras vantagens e fomenta novas experiências aos consumidores.

No entanto, o que muitos não sabem, é que ela também gera desafios a muitos comerciantes.

Por essa razão, se você deseja montar um e-commerce de produtos de decoração e vender móveis, ou produtos industriais, como válvula de retenção, entre outros, é essencial entender a fundo sobre todas as suas vantagens e desvantagens.

Se esse é o seu caso, nós elaboramos este post para te explicar quais são as maiores vantagens e desvantagens de abrir um e-commerce. Continue nos acompanhando para saber mais!

As vantagens de abrir um e-commerce

Mais praticidade aos clientes

Uma das vantagens mais visíveis ao se abrir um e-commerce é que a praticidade e o conforto no momento de compra e venda. Receber produtos em casa é uma das maiores sensações de conforto atualmente.

Enquanto para comprar produtos em um estabelecimento físico é necessário se deslocar, o e-commerce oferece a capacidade de realizar uma compra em questão de minutos, dependendo da funcionalidade de cada plataforma.

Além disso, os sites de buscas também proporcionam mecanismos de comparação de preços, algo muito valorizado pelos consumidores.

Alcance de mais clientes

Outra vantagem de abrir um e-commerce é que, a partir dele, você consegue direcionar as suas vendas para todos os cantos ao redor do mundo.

Imagine que você faça a venda de masterbatch: por meio de um e-commerce, é possível tanto direcionar os seus anúncios a uma região determinada, como para todo país ou até mesmo tornar as vendas internacionais.

Tudo dependerá dos objetivos do seu negócio e da capacidade de relacionamento com o público.

Funcionamento 24h

Mais uma vantagem do e-commerce é que o seu funcionamento é 24 horas, por isso, você pode vender em qualquer hora!

As desvantagens de abrir um e-commerce

Dificuldade para estabelecer um bom relacionamento

Como dissemos no início do post, montar um e-commerce tem os seus desafios. Especialmente se você vende produtos específicos, como válvula redutora de pressão, ter uma comunicação otimizada é uma prioridade.

Afinal, qualquer comprador em potencial pode ter dúvidas acerca do seu produto e, se a experiência com o seu negócio for negativa, isso impacta nas vendas e reputação do negócio.

Necessidade de organizar o departamento de logística

Um dos maiores desafios de abrir um e-commerce é a exigência de ter um setor bem gerenciado de logística.

Quando se trata de vendas pela internet, é importante que os produtos estejam em bom estado e seja entregue em um prazo adequado, se não, a má administração do estoque pode comprometer o sucesso do negócio.

Exigência das estratégias de SEO

Além de ter uma boa comunicação e bom controle de estoque, um e-commerce também precisa ter estratégias de SEO, que são ações para posicionar a sua loja virtual em boas posições nos sites de busca.

Com o aumento de e-commerces nos buscadores, a competitividade também cresceu, fazendo com que o ranking de pesquisas influenciasse diretamente na demanda de compras online.

E você, acha que vale a pena montar o seu próprio e-commerce para se destacar? Conta pra gente!Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Compartilhe