Conheça 5 cuidados legais para o envio de SMS Marketing

Quem já se debruçou sobre a mesa para alcançar a maior pontuação possível, no jogo Pega Vareta, pode relacionar a estratégia de vitória às decisões ao usar o SMS marketing.

E sabe o porquê? Por que da mesma maneira que cada vareta removida, sem encostar nas outras, é um SMS disparado sem esbarrar nas legislações e obstáculos de uma ação de marketing.

Para que isso fique mais claro, ao longo deste post, vamos explicar um pouquinho melhor os seis cuidados legais para o envio de SMS Marketing!

Dessa maneira, você vai se sentir como estivesse retirando varetas pretas (aquelas que valiam 100 pontos) a cada SMS enviado e recebido pelo seu público-alvo. Tenha uma excelente leitura!

1. Solicite antes de enviar

No Pega Vareta, todo mundo tem a sua vez. Do contrário, o colega ao lado poderia retirar uma vareta antes mesmo de chegar a sua vez, já estava de olho nessa mesma estratégia. Imagine a bagunça?

Então, para evitar esse tipo de situação no contexto do SMS marketing solicite a autorização dos seus destinatários previamente. Isso evita não apenas que eles solicitem o cancelamento do envio de SMS como não mancha a reputação da sua empresa.

Se tem alguma dúvida, é só puxar pela memória a frustração que você sentia ao receber e-mails de empresas que você nunca havia ouvido falar e, tampouco, concedido o seu endereço de e-mail para que enviassem mensagens para você.

2. Atenção aos horários

Tem hora para tudo — até mesmo para remover aquela vareta premiada debaixo de tantas outras varetas. No caso do SMS marketing, o horário é tão sagrado que está previsto em lei.

De acordo com os canais homologados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), você deve considerar o disparo de mensagens entre 8 horas e 20 horas. Ou seja, antes ou depois disso pode ter o mesmo efeito de fúria que o consumidor costuma ter ao ser abordado pelo telemarketing nas horas mais impróprias.

3. Identificação: sempre!

Não se trata de uma lei, mas uma boa prática para o sucesso de sua estratégia em SMS marketing: crie uma identificação com o cliente.

Isso ajuda a fazer com que a pessoa leia a sua mensagem, demonstre interesse no que você tem a dizer e ainda vai estimula-la a sentir-se mais próximo da sua marca. Do contrário, o efeito pode ser similar ao de pegar as varetas com o auxílio de um hashi: até pode funcionar, mas dificilmente vai surtir o efeito esperado.

4. Foco no objetivo da sua mensagem de SMS marketing

Nada de polêmicas: ao conhecer o seu consumidor, você compreende quais são os temas e abordagens que surtem um efeito positivo e quais não são bem digeridas pelo seu leitor.

Por isso, avalie bem o perfil da sua audiência, suas etapas do funil de vendas para saber o que e como abordar. Além disso, deixe as polêmicas para outros meios de comunicação — e somente se forem indispensáveis — e segmente o máximo possível a sua estratégia de SMS marketing.

Dessa forma, você se aproxima cada vez mais de ser uma solução definitiva para o seu leitor.

5. Outros cuidados e as penalidades em casos de descumprimento

Abaixo, nós reunimos algumas ações e cautelas que devem fazer parte da sua campanha de SMS marketing — quase como um manual de usuário para que você seja bem-sucedido nessa empreitada. São eles:

Atenção à frequência de mensagens. No Pega Vareta, é comum passarmos a vez quando não há mais o que ser feito. O mesmo vale no SMS marketing: use-o só quando necessário;

  • não envie mensagens aos domingos e feriados;
  • ainda sobre os temas polêmicos, isso envolve também os assuntos que envolvam a política do país;
  • sempre se identifique, para que o consumidor saiba quem está enviando mensagens — e porquê;
  • toda empresa deve garantir um detalhado relatório de mensagens enviadas e recebidas.

Seguindo essas dicas, sua empresa só vai se beneficiar do SMS marketing. Caso contrário, você pode arcar com multas — variáveis de acordo com o grau da situação relatada pelo consumidor.

Transparência, respeito e objetividade, portanto, são os elementos cruciais para que você torne a sua campanha de SMS marketing tão livre de obstáculos quanto uma vareta preta sem outras varetas sobre ela.

Para saber mais a respeito desse tipo de estratégia de marketing e tantas outras continue navegando em nosso blog!

Compartilhe

Comments are closed.

WordPress Image Lightbox Plugin