Crise x oportunidade: aplique as melhores estratégias para sua empresa

Com o surgimento de novos casos do novo coronavírus (covid-19) a recomendação dos órgãos de saúde para a população evitar aglomerações tem gerado preocupações para os empresários de todo o mundo. 

Como era previsto, o fechamento dos comércios durante a quarenta gerou uma grande crise econômica no mundo corporativo. E, se você não estava preparado, é bom correr atrás do prejuízo para manter a empresa ativa nesse momento de crise. 

Para enfrentar esse cenário, existem algumas estratégias a curto prazo que podem ajudar a sua organização a contornar esse momento de crise. Boa leitura! 

Como sobreviver a crise 

Não sabe por onde começar? Então acompanhe este post para pensar em novas estratégias, com o objetivo de passar por essa situação sem medo e superar os obstáculos. Vamos lá? 

1. Controle os custos

Em momentos de crise, parece que qualquer desperdício extrapola o orçamento da empresa, não é mesmo? Geralmente, em situações comuns, eles nem são notados, o que faz com que muitos empreendedores só deem conta deles quando o orçamento começa a cair. 

Nesse momento, é preciso pensar em estratégias para reduzir os custos da empresa, até mesmo com uma tela de proteção, mantendo um certo controle, ainda que as vendas não estejam caindo significativamente. 

Nesse sentido, você pode visar a tecnologia como a sua maior aliada. Para isso, adote sistemas de chatbots para atender o consumidor, SMS, redes sociais, entre outras ferramentas que não exijam a interferência de trabalho humano. 

Além disso, cortar os custos deve ser visto como um hábito periódico. Afinal, quanto mais gastos a sua organização tiver, menor será o percentual de lucro. 

E, analisando os processos de perto, você conseguirá identificar os desperdícios provenientes da má utilização dos recursos.

2. Foque na produtividade

Desenvolver ações para aumentar a produtividade sem que isso gere mais investimentos é uma ótima estratégia para contornar a crise. 

Para isso, comece a acompanhar os processos para analisar se as etapas realizadas, mesmo que apresentem um bom desempenho, estão gerando uma boa produtividade. 

Na maioria das vezes, o que parece ser vantajoso no primeiro momento, pode se tornar um grande pesadelo comparado ao desenvolvimento da sua equipe de produção. 

Para isso, crie ações a curto prazo para que todos entendam a importância de manter o mesmo ritmo de trabalho no cenário atual. Além disso, alinhe os processos da sua organização e mantenha uma comunicação eficiente com a equipe. 

A comunicação pode ser realizada por meio de canais digitais. WhatsApp interno, SMS e as redes sociais são ótimas ferramentas para isso. Essa é uma boa maneira da equipe compreender o mercado para que sejam capazes de entregar o máximo de si. 

3. Invista em resultados rápidos 

Em situações de crise econômica, grandes estratégias e aquisições devem ser deixadas para depois, pois qualquer expansão de negócio pode significar um risco para o âmbito financeiro. Ficar esperando a crise passar, porém, também não vai te levar a lugar nenhum. 

Por isso, uma maneira de contornar a crise financeira é utilizar os seus recursos financeiros em ações que oferecerão resultados instantâneos. 

Mas o que precisa ser feito? Bom, você pode investir na ampliação de um produto já existente, realizar algumas modificações nos chatbots ou SMS para que correspondam à expectativa do público, ofertar os produtos em novas regiões, abrir outros canais de vendas, dentre outros fatores. 

4. Otimize processos

A otimização de processos é fundamental para fazer com que os recursos sejam reduzidos. E, neste caso, otimizar o tempo, as rotinas administrativas, o atendimento, vendas e demais processos, podem fazer a diferença. 

Por isso, busque soluções acessíveis para realizar um diagnóstico organizacional, identificando o que deve ser deixado para trás, como uma manutenção de chiller, que não é necessária nesses momentos. 

Além disso, para a otimização dos processos de vendas, por exemplo, você pode utilizar os chatbots, SMS ou o CRM de vendas. Essas ferramentas podem facilitar a rotina de trabalho, uma vez que auxiliam no atendimento ao cliente. 

5. Busque novos clientes

Buscar novos clientes também é uma estratégia que deve ser adotada em tempos de crise. Nesse caso, é preciso fugir de ações que geram um maior gasto na ampliação da sua carteira de clientes. Dessa forma, é preciso seguir as seguintes recomendações: 

  • Incentive os seus clientes atuais a indicarem a sua marca para amigos. Assim, você economiza em divulgações e campanhas de e-mail marketing e SMS.
  • Motive o seu time de vendas a conquistar novos clientes;
  • Considere optar pelos chatbots por ser uma ferramenta barata e eficaz para conquistar clientes.

6. Invista nos atuais clientes

Investir na busca de novos clientes é fundamental para um negócio. Entretanto, valorizar a sua cartela de consumidores atual não gera grandes investimentos e, ainda, aumenta a chance de fidelização. Portanto:

  • Invista na satisfação dos clientes atuais e aceite feedbacks;
  • Atue com pesquisa de satisfação pelo WhatsApp, SMS e chatbots; 
  • Desenvolva ações para melhorar o relacionamento com os clientes e proporcione brindes como fita de led a cada 5 compras, por exemplo. 

Conclusão 

Situações de crise vem e vão. Por isso, estar preparado para elas, é o que realmente fará a diferença no seu negócio. 

As dicas que mencionamos são apenas algumas maneiras de contornar a atual crise econômica. No entanto, você pode analisar com maiores detalhes, o que a sua empresa pode fazer em tempos de crise. 

Gostou das dicas? E você, o que tem feito para contornar a crise? 

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.‌

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