Conheça os impactos da indústria 4.0

Hoje mais do que apenas um conceito a Indústria 4.0 é uma realidade, onde a automação engloba todo o processo da cadeia de manufatura, o termo “4.0” se trata de uma nova revolução industrial.

O surgimento da Indústria 4.0

A origem é Alemã, por volta de 2011 foi apresentado o termo na feira de Hannover no ano de 2011, tratava-se de uma iniciativa estratégica do governo alemão, ao longo de 2 anos houve pesquisa e desenvolvimento profunda, para então em 2013 ser apresentado o primeiro projeto final sobre a indústria 4.0

Esse projeto tem como fundamento básico a conectividade entre máquinas, sistemas e ativos, e criam redes inteligentes, capazes de controlar todos os módulos da produção da cadeia de produção das empresas.

Como funciona a Indústria 4.0

A planta da fábrica ou onde o sistema será instalado, passa por um rigoroso processo de reformulação, recebendo tecnologias que se destacam principalmente por operarem em conjunto, entra nesse momento um importante componente, que é a inteligência artificial, responsável por “pensar”, e irá executar a sua decisão de acordo com experiências anteriores.

 O sistema deve ter acima de tudo ampla capacidade de armazenar e tratar dados, que são gerados constantemente pelo sistema, todo o monitoramento de status, de cada máquina, a diagramação de alimentação dos processos, ou seja, desde a entrada da matéria prima na produção, até se obter o produto manufatura, é necessário ter controle.

Conheça exemplos na prática

Vamos imaginar uma indústria de injeção de plásticos, para produzir um determinado produto, há uma especificação do polímero a ser injetado, logo o processo deverá ter em seu banco de dados, qual é a mistura de componentes químicos e reagentes que formam esse polímero, e então será produzido esse polímero.

Logo em seguida, o processo receberá a confirmação de que esse polímero está pronto para ser injetado, e logo há um novo processo a ser configurado, o de injeção, ou seja, a inteligência artificial decidirá quais são os parâmetros dessa injeção, a velocidade em que o polímero será injetado e a sua temperatura.

Em seguida passará aos próximos processos, até receber seu acabamento final e ser então finalizado a sua manufatura.

Toda a linha de produção trabalha com monitoramento, recebendo e gerando dados, tomando decisões que podem ser levados diversos fatores de acordo com a necessidade, por exemplo, produção mais rápida e com menor qualidade em acabamento, ou produção de muita qualidade no acabamento, porém com menor velocidade.

E também há benefício aos operadores, vamos imaginar que os operadores tenham que realizar a mistura química para obter o polímero, e nesse processo sofra um acidente, rapidamente o sistema conseguirá mensurar que houve um erro de processo, e imediatamente irá iniciar seu protocolo de emergência.

No caso citado é protocolo de emergência que imediatamente o colaborador já procure por um chuveiro lava olhos, o sistema pode já o ligar, alertar o ocorrido por meio de alertas ao corpo de enfermeiros ou médicos do trabalho, tamanha agilidade com certeza tem influência direta com a recuperação do acidente.

Avanços tecnológicos 

O avanço tecnológico a partir de inteligência artificial, beneficia em muitos fatores a indústria de manufatura, mas não apenas ela que é beneficiada, outras diversas atividades podem receber essa tecnologia para dar um grande salto em produtividade.

Como por exemplo os condomínios podem em breve se beneficiar do alto índice de raios que há no Brasil, por exemplo, poderá um conjunto de para-raio-predial armazenar a carga elétrica de um raio, pois um dos dilemas de executar essa tarefa é a maneira de mensurar, e distribuir essa energia.

Tendo um sistema capaz de distribuir de forma inteligente a energia que foi descarregada, poderá imediatamente desligar parte dos comandos elétricos que consome energia elétrica das prestadoras de serviço, e por determinado período utilizar daquele energia para operar, acompanhando nesse processo qual é a sua carga, e substituindo a rede do para raio, para a da prestadora de serviço sem ter o seu serviço interrompido.

O impacto positivo da indústria 4.0

No decorrer deste conteúdo, podemos afirmar que a indústria 4.0 pode ser considerada como um método de alavancar muitos negócios, gerando melhorias em todos os processos envolvendo a segurança de dados, automatização de processos e etc.

 

Inclusive, algumas mudanças da indústria 4.0 podem elevar o seu negócio a tendências que, conforme tecnologias novas forem surgindo, renovando e mudando, geram impacto e melhorando os serviços.

 

Sendo assim, as empresas precisam buscar conhecimento para se adaptarem às novidades do mercado, integrando todas às tecnologias e mudando o futuro!

 

Esse artigo foi escrito por André de Angelo, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

Compartilhe

Comments are closed.

WordPress Image Lightbox Plugin