Blog do Marketing

Diante do mundo movido à tecnologia, as novas tendências de mercado avançam na medida das inovações digitais.

Basta olhar há alguns anos atrás, e verá o quanto a tecnologia conseguiu contribuir para as pessoas e empresas.

Imagine, por exemplo, como era o processo produtivo de uma esteira transportadora: provavelmente, não era nada parecido com os processos utilizados por grandes empresas para a fabricação em massa do produto.

Mesmo que ainda não tenhamos chegado ao auge da tecnologia (ou até mesmo nunca chegaremos), o desenvolvimento tecnológico já atingiu altos patamares.

Nem todas as ideias, como carros voadores, entre outras, viraram realidade, mas muito do que já foi pensado se concretizou, como, por exemplo, casas inteligentes, óculos de realidade virtual, inteligência artificial, etc.

E você quer saber quais são as próximas tecnologias que irão ser protagonistas e revolucionar mais uma vez o nosso mercado? Então venha descobrir neste post. Continue lendo para saber mais!

1- Inteligência artificial no autoatendimento

A inteligência artificial é protagonista em várias revoluções tecnológicas do mundo moderno. Mas dentre todas elas, as tecnologias de autoatendimento estão criando novos hábitos e impactando diretamente inúmeras pessoas e empresas ao redor do mundo.

Para você ter ideia, segundo um estudo chamado High-Tech Retail, a previsão é que cerca de 60% de todos os brasileiros realizem compras utilizando o autoatendimento nos próximo três anos.

E não estamos nos referindo apenas a lojas virtuais! Lojas de roupas, eletrodomésticos, móveis e até mesmo restaurantes, entre outros comércios precisaram de um autoatendimento eficiente.

Algumas tecnologias otimizadas, como no caso do totem digital, já se encontram no mercado para otimizar a comunicação das empresas.

2- Impressão 3D

Outra tecnologia que chegou para revolucionar o mercado são as impressoras 3D, que por sua vez, aprova a ideia de que diz respeito à fabricação de componentes, acessórios e materiais personalizados com rapidez e agilidade.

As impressoras 3D ainda são muito recentes no mercado. no entanto, a sua funcionalidade única e eficiente faz com que 64% dos consumidores aprovem o produto. É o que diz o Relatório Varejo 2025.

Atualmente, essa tecnologia tem sido mais utilizada por hospitais, artistas, estilistas e empresas do ramo industrial, como as que fabricam aquecedor de água elétrico, entre outros.

3- Novos meios de pagamento

Por fim, mais uma tecnologia que irá revolucionar o mercado são os novos meios de pagamento, que prometem dispensar futuramente cartões e dinheiro físico.

Diante desse cenário, o bitcoin já chegou como uma das principais formas de pagamento para aqueles que querem aumentar a praticidade e rapidez das transações financeiras.

As transações realizadas por meio de bitcoins são visivelmente mais rápidas, baratas e sem necessidade de intermediários.

Além disso, elas podem ser feitas em qualquer lugar ou a qualquer hora, desde que seja possível estabelecer uma conexão com a internet. Também não há limite mínimo ou máximo de valor.

Agora que você já conhece algumas das principais tecnologias que vão revolucionar o mercado, o que acha de aderir a alguma delas e fazer parte dessas tendências? Gostou do nosso conteúdo? Conta pra gente!

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Compartilhe