Blog do Marketing

Você já ouviu falar em composto de marketing? Isso nada mais é do que os os 4Ps do marketing. Se você chegou até aqui, mas não sabe o que é ou para que serve esse conceito, fique tranquilo, pois vamos te explicar!

O uso da internet se tornou uma das principais ferramentas para realizar vendas ou realizar outro tipo de negócio. Ao pesquisar por estrutura metálica para telhado no mecanismo de busca do Google, por exemplo, é possível entrar informações do equipamento, além da possibilidade de comprar.

Embora a utilização dos meios digitais seja uma das opções para usar as estratégias de marketing com o objetivo de potencializar os resultados, o composto de marketing ou mix de marketing como também é conhecido, continuam sendo uma das principais estratégias nas organizações.

Afinal, o marketing não é relacionado apenas na divulgação de um produto na internet ou meios físicos. É necessário um bom planejamento para a eficiência na captação de clientes e conversões.

Quer saber o que é composto de marketing, para que serve qual sua importância? Continue lendo e confira!

Entenda o que é composto de marketing

Em suma, composto de marketing é definido por ser o conjunto de elementos que representam as atividades realizadas por esse setor da empresa.

Suponhamos que você forneça purgador de vapor. O mix de marketing será essencial para entender o comportamento do consumidor além do posicionamento da empresa frente, cujo principal objetivo é despertar o desejo de compra no consumidor.

  Essa estratégia é composta pelos “4Ps de Marketing”: Produto, Praça, Preço e Promoção. 

  • Produto: São relacionados às características do produto que a marca oferta (qualidade, embalagem, entre outros);
  • Praça: O local em que a empresa vende os seus produtos, sendo relacionado aos canais de distribuição e o estoque;
  • Preço: É o preço que a empresa define para os seus produtos, além dos descontos ofertados e formas de pagamento;
  • Promoção: É a forma como a empresa vende o seu produto e alinha o time de vendas com o marketing. 

Para que serve o composto de marketing?

Como já mencionado anteriormente neste post, o composto ou mix de marketing gera desejo de compra nas pessoas.

Ou seja, se você vende equipamento como martelete demolidor, por exemplo, é possível realizar um conjunto de estratégias com foco no público alvo para alcançar os objetivos.

É possível considerar, portanto, que os 4Ps de marketing serve para:

  • Definir o preço do produto ou serviço;
  • Encontrar a melhor maneira para o público encontrar o produto;
  • Definir estratégias assertivas de posicionamento;
  • Aumentar o alcance do público;
  • Entre outros.

A importância do composto de marketing 

Não há como negar que a visão ampla do negócio é primordial para os gestores obterem tomada de decisão assertiva e eficiente nas aplicações de estratégias.

Por essa razão, o mix de marketing é de suma importância para as empresas, visto que é um fator determinante para o sucesso da marca, pois cada elemento dos 4Ps de marketing interfere em toda estratégia.

Nesse sentido, os 4Ps tem como objetivo diminuir os custos da organização, otimizar processos além de gerar o aumento das vendas. 

Isso é possível devido à possibilidade de analisar a necessidade de reduzir o preço do produto e gerar a promoção, com o objetivo de despertar o interesse de compra dos potenciais clientes.

Portanto, todos os fatores do mix de marketing estão conectados, por isso, são de suma importância para as empresas obter a competitividade no mercado, visto que agrega valor de um produto ou serviço, além de disponibilizar de modo adequado e divulgar com objetivos de encantar e atender às necessidades dos clientes.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais!

Este artigo foi escrito por Thais Teixeira, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Compartilhe