Como trabalhar com mais efetividade no modelo home office

Com a evolução do novo coronavírus, muitas empresas estão seguindo as recomendações dos órgãos da saúde e passaram a liberar um novo modelo de trabalho: o famoso home office. 

Apesar da insegurança em trabalhar com esse conceito, essa é uma ótima oportunidade para que os gestores identifiquem os aspectos que impedem os colaboradores a potencializarem a sua produtividade. 

Para se ter uma ideia, 60% das companhias que adotam o home office notam uma maior produtividade na equipe, segundo uma pesquisa da Talenses. 

Além disso, os profissionais ficam mais motivados, o clima organizacional melhora, a corporação consegue identificar novos talentos e problemas relacionados a saúde mental dos funcionários despencam. 

Entretanto, o colaborador pode sentir algumas dificuldades para manter a mesma rotina e o nível de produtividade em casa. Por isso, separamos 5 dicas valiosas para fazer o seu home office funcionar com mais efetividade. Ficou interessado? Acompanhe!

5 dicas para tornar o seu home office efetivo

Se o foco é trabalhar em casa e tornar a rotina mais produtiva, é preciso tornar as atividades mais orgânicas e gratificantes. E, para isso, confira as 5 dicas para tornar o seu home office efetivo!

1. Evite interferência externa

É comum não conseguir manter a concentração trabalhando home office. Afinal, a nossa casa é o local perfeito para distrações e interferências que, inclusive, são as principais queixas dos profissionais que trabalham com esse modelo. 

Antes de mais nada, é preciso explicar a importância do home office para os seus familiares, deixando claro que não pode (e não quer) ser interrompido durante a sua jornada de trabalho, mesmo que precise ir ao supermercado, comprar uma cesta básica de alimentos, por exemplo.

Além disso, não podemos deixar de mencionar a distração com notificações de redes sociais, SMS e chatbots, que são ótimos fatores de interrupção. 

2. Escolha um ambiente calmo

O seu home office deve ser realizado em um ambiente calmo e silencioso. De preferência, em um cômodo distante dos demais. 

Além do mais, é preciso que o local esteja limpo, organizado e que tenha os materiais necessários para realizar as atividades. 

Vale lembrar aos membros da família que música alta, televisão, locais próximos a indústria que produzem ventilador umidificador industrial, por exemplo, e reformas não são fatores interessantes para o horário comercial. 

3. Tenha boas ferramentas

Para trabalhar em casa, é preciso utilizar o mesmos equipamentos e ferramentas disponibilizados na empresa. Nesse sentido, monte uma boa estrutura de trabalho, com ótimos computadores e uma boa velocidade de internet.

Além disso, certifique-se que os equipamentos tenham câmeras e microfones, no caso de reuniões online ou teleconferências. 

4. Defina e cumpra o seu horário

Para entregar as atividades no prazo estipulado, defina o seu período de trabalho e cumpra a jornada do início ao fim. 

Claro, não podemos negar que o home office fornece uma maior flexibilidade de horário. No entanto, sem estabelecer um período fixo, você pode comprometer a sua vida pessoal ou profissional, além de afetar significativamente a sua produtividade. 

Em contrapartida, se você trabalha para alguma empresa, provavelmente terá a mesma rotina, uma vez que o projeto de spda, as reuniões e as tarefas são estipuladas no mesmo horário. 

5. Movimenta-se 

Ficar 8 horas sentado certamente irá prejudicar a sua qualidade de vida. Então, não é porque você está trabalhando em casa, que deve passar todo esse tempo na frente de um computador. 

Afinal, em uma rotina corporativa, estamos em constante movimento, seja na saída para o almoço, para tratar sobre algum assunto com a equipe ou até mesmo na hora de ir embora. 

No entanto, quando adotamos uma rotina home office, a tendência é passar mais tempo trabalhando e deixando outras atividades relacionadas a saúde de lado. 

Por isso, é fundamental fazer pausas para alongar a postura, manter a saúde mental e evitar permanecer longos períodos sem se mexer. 

Inclusive, aproveite a flexibilidade de horário para implementar atividades físicas no seu dia a dia. 

Pronto para tornar o seu home office efetivo?

Agora você pode tornar o seu dia mais flexível, e isso pode não ser só eficiente, mas também muito prazeroso.

Gostou do nosso post? Então, compartilhe com os amigos que também estão trabalhando em home office!

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.‌

Compartilhe

Comments are closed.

WordPress Image Lightbox Plugin
Open chat
Clique para entrar em contato conosco!