Como a estrutura de Topic Clusters pode ajudar na estratégia da sua empresa?

Você ainda vai ouvir muito a respeito do topic clusters: aquilo que muitos especialistas de marketing estão nomeando como o “novo SEO”.

E motivos para isso não faltam, uma vez que novas estratégias devem ser continuamente desenhadas para atingir os seus objetivos.

Mais ou menos como He-Man e os seus amigos defendem o reino de Eternia das investidas criativas do vilão Esqueleto.

Diferenciar-se e inovar (com antecipação) são emergências no mercado atual. E, ao longo deste post, vamos ver como você pode ter a força para usar os topic clusters para gerar mais visitas em suas páginas e aumentar as vendas.

Boa leitura!

Como o Google impactou as mais recentes estratégias de marketing digital

Tendo um bom mapa de conteúdo, você sabe exatamente como suprir parte das bilhões de pesquisas que o Google processa todos os dias!

Afinal, ele ajuda a orientar a sua equipe na criação de estratégias que atraiam o consumidor até o seu site, blog ou às suas redes sociais.

E o topic clusters chegou com ares de ser a Espada do Poder para a sua empresa: agregar mais valor e eficácia para alcançar os seus objetivos.

Afinal, o terreno mudou e é preciso se adaptar às transformações rapidamente.

Neste caso, estamos falando da maneira com a qual os mecanismos de busca estão ranqueando as páginas. A partir de agora, os bots do Google vão verificar:

  • a qualidade e a relevância dos seus conteúdos publicados;
  • o quanto os artigos geram uma experiência positiva e completa ao visitante;
  • se os artigos estão alinhados eficientemente às dúvidas (e soluções) pesquisadas.

Podemos comparar, aqui, o topic clusters como o Castelo de Grayscull: um lugar de valiosos tesouros e imensa sabedoria, onde He-Man e os seus amigos se reúnem. A diferença é que você vai transformar o lugar em um ambiente convidativo às visitas.

Exemplo de aplicação do topic clusters

Agora, você não vai fisgar a atenção do público com um conteúdo, apenas: todo o seu briefing de conteúdo vai responder a uma estrutura central.

Como o pai do príncipe Adam (alter-ego de He-Man), o rei Randor —, com conteúdos relacionados ao tema-central.

É mais ou menos como pequenas missões dentro de um objetivo maior: no topic clusters temos a pillar page, que é a área central e subtópicos — os conteúdos relacionados.

Imagine que sua empresa vai falar sobre marketing de conteúdo, no geral: esse tema é a sua Pillar page. Em seguida, subtópicos são desenvolvidos, como:

  • o que é marketing de conteúdo;
  • quais são os benefícios do marketing de conteúdo;
  • exemplos de aplicação do marketing de conteúdo;
  • como a persona interfere nas suas estratégias de marketing de conteúdo.

Artigos, portanto, que estejam interligados ao tema central que vai nortear a sua estratégia de topic cluster.

Como usar topic clusters ajuda a sua empresa

Com base nesse alinhamento às atualizações do Google e de outros mecanismos de busca, sua estratégia de conteúdo ganha uma organização impecável e interligada.

Isso ajuda a:

  • melhorar o ranqueamento de suas páginas por meio dos resultados de buscas orgânicas;
  • dar mais visibilidade às suas estratégias;
  • promover a sua marca como referência, uma vez que facilita a visualização de artigos que respondam — direta ou indiretamente — às outras questões que o seu usuário pode encontrar ao longo da sua jornada de compra;
  • melhorar a audiência em seu site, blog e nas redes sociais.

Como resultado disso, você consegue obter informações relevantes para o passo seguinte, que é o aumento de vendas, clientes e consumidores satisfeitos.

Afinal de contas, o marketing de conteúdo visa, sim, o tráfego para as suas páginas, mas não somente isso.

Seria como dizer que o He-Man venceu a guerra contra seus inimigos só porque derrotou um dos asseclas de Esqueleto — o que não é verdade.

Por isso, o topic clusters chega realmente com um ar diferenciado para impactar o consumidor: tomá-lo pelas mãos para guiá-lo ao longo de toda a sua jornada de compra com base na estruturação de conteúdos alinhados a esse perfil.

E não somente isso: organizados em uma base central para que a sua autoridade no assunto seja mantida, desenvolvida e cada vez mais aprimorada.

Quer saber, agora, como unir o topic clusters com outras ações de impacto para o seu público-alvo? É só seguir acompanhando as dicas e novidades que temos para você em nosso blog!

Imagem: https://abrilsuperinteressante.com.br

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